Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Piso>>Pastilhas vitrificadas, fórmica, pedras decorativas, marmorite e piso romano
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Pastilhas vitrificadas, fórmica, pedras decorativas, marmorite e piso romano


Outros revestimentospara pisos

Existm vários outros tipos de revestimentos, para pisos ou paredes, que proporcionam belíssimos cabamentos. Vejamos alguns:

Pastilhas vitrificadas

São pequeninas placas de material cerâmico, com uma das superfícies vidrada; para facilitar a aplicação sobre o cimento fresco, são fornecidas colocadas sobre folha de papel; aplicadas as pastilhas folha por folha, o papel será retirado no dia seguinte com água. O rejuntamento é feito com cimento branco colocado com um rolo, retirando-se o excesso com papel.

Fórmica

A fórmica é um produto do petróleo, resistente, superfície lisa e com variados desenhos, desde o de uma única cor até a imitação do jacarandá. É aplicada sobre madeira ou parede toda lisa (emassada), utilizando-se uma cola especial. A fôrmica é fornecida em placas grandes, costuma-se utilizar o gesso, cuja pega é melhor e mais rápida que a do cimento

Pedras decorativas

São aplicadas sobre um piso de cimento e areia, traço l -3. São granitos rústicos ou polidos, quartzo branco ou rosa, e outros tipos de pedras decorativas. Além de sua aplicação em pisos de jardins e laterais externas de piscinas, podem ser usadas para o revestimento de muros, i achadas, varandas. Mesmo em salas de estar, o efeito decorativo é bonito.

Marmorite

Feito com grãos e pó de mármore aglomerados, com cimento comum ou branco, utilizando-se

corantes se o desejar. Feita a massa conforme o mencionado, ela é aplicada sobre cimento áspero (seco), formando uma camada uniforme, alisada com a colher de pedreiro. O acabamento final,, no mínimo 7 dias depois, será feito com uma máquina de esmeril (calafate), que irá polir toda a superfície para fazê-la apresentar um aspecto de mármore. O efeito é lindo e muito mais barato que o mármore.

Piso romano

São pedaços irregulares de mármore, aplicados sobre um piso de cimento no traço 1:4 (areia e cimento) ainda fresco e áspero. Os espaços entre os pedaços são grandes e irregulares, enchidos com massa feita de mármore. Se você usar pedaços de mármore com cores adequadas, poderá fazer pisos lindos para varanda, cozinhas, copas e áreas. O acabamento final é idêntico ao descrito para o marmorite, feito 7 dias após a colocação.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade