Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>A casa no esquadro
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Coloque a construção no esquadro


Muito bem, você já escolheu o modelo de sua casa, já sabe em que posição pretende construí-la. O terreno já terá sido limpo e aplainado na área de construção. Então, chegou o momento de passar sua casa da planta para o terreno, a fim de marcar os locais onde serão feitas as fundações.

Há vários processos de marcação ou locação da obra; alguns mais complexos, utilizados em obras de grande porte, incluindo até o uso de instrumentos especiais; outros, mais simples e adequados para pequenas obras. De uma forma ou de outra, é necessário fazer a marcação.

Você tem de marcar no terreno os locais onde fará os buracos para as fundações, bem como a linha dos alicerces, sobre os quais as paredes serão levantadas. É grande o risco de fazer linhas fora do esquadro: os cómodos ficarão disformes.

Esta etapa é muito importante para garantir a construção das paredes na posição correta.

 

Piquetagem Direta

Primeiro, determine um ponto qualquer, a uma distância de pelo menos 4 metros da linha do muro (tal distância varia de um local para outro e estará com certeza determinada na planta). Crave os piquetes A e B, como é mostrado na figura 3, tomando por base a línha Iimite; estenda uma linha de aço entre os dois piquetes.

como fazer a piquetagem de uma contrução para ter as paredes retas

Agora, crave o piquete C, na extensão da construção; se a construção for muito grande, use piquetes intermediários. Estenda a linha de A até C; com o metro, marque exatamente 3 metros na linha A-B; marque exatamente 4 metros na linha A-C; um fio colocado no ponto de 3 metros de A-B, até o ponto de 4 metros de A-C medirá 5 metros.

Trata-se simplesmente da aplicação do teorema que o quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa para tornar as paredes da casa retas.

Examine atentamente a figura 3 para compreender o processo. Se o fio de 5 metros indicar mais, a linha A-C deverá ser levada para dentro; se indicar menos, a linha A-C deverá ser colocada para fora.

Você usará o mesmo processo para concluir o restante da marcação, colocando os demais piquetes necessários. Para achar os tamanhos dos cómodos, bastará fazer a medição a partir das linhas já determinadas.

Os piquetes podem ser encontrados nas casas de material de construção, idênticos ao mostrado na figura 4.

Modelo de um piquete que pode ser encontrado em lojas de materias de construção

Talvez você queira confeccionar os piquetes, mas deve cuidar para que o prego fique perfeitamente centralizado. Os piquetes devem ser cravados com atenção, no local exato, perfeitamente nivelados.

Atenção

As linhas que você estendeu ficam por dentro da área a ser construída; as paredes estarão do lado de fora. Se não atentar para esse detalhe, os cômodos ficarão menores que o projeto!

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet