Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Chuveiro elétrico
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

O Chuveiro Elétrico


A instalação do chuveiro elétrico merece considerações a parte. Há chuveiros que exigem o uso de dois fios a partir de um disjuntor: o fio fase e o neutro. Depende do fabricante e as instruções virão junto com o chuveiro. Outros tipos usam apenas o fase vindo do disjuntor, sendo que o neutro é ligado diretamente à massa, que no caso pode ser o próprio cano do chuveiro (que será de ferro).

Atenção

A colocação dos aparelhos (luminárias, interruptores e outros dispositivos externos) somente será feita após a pintura.

Não se deve deixar fios emendados dentro dos eletrodutos: toda e qualquer emenda só pode acontecer nas caixas de derivação e enfiação. Se encontrar dificuldades para puxar uma certa quantidade de fios, não utilize como lubrificante produto corrosivo como a graxa, o sabão e o óleo. Pode usar vaselina, talco ou pedra-sabão.

Quando for necessária uma instalação elétrica em local sujeito a chuvas, curve o eletroduto para baixo na saída dos fios, a fim de impedir que a água penetre dentro dele.

Uma instalação elétrica mal feita pode ser a causa de curto-circuito no sistema; um dos sintomas mais frequentes é o aquecimento anormal das tomadas e interruptores. Seja cuidadoso e evite problemas.

Dependendo do tipo de chuveiro elétrico utilizado, com maior ou menor frequência será necessário trocar sua resistência. Embora ela seja específica para cada modelo, compreender como eles funcionam pode facilitar a troca e ainda, ajudar a identificar outros problemas além da resistência queimada.

Por isso, abaixo colocamos a ilustração do funcionamento de um chuveiro elétrico. Confira!

Veja como funciona um chuveiro elétrico

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet