Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Colocação de malhas
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

A Colocação das Malhas das Fundações


Recapitulando: você já tem prontos os buracos e as malhas; os buracos, um pouco maior que as malhas, nas quais estão os ferros para as colunas (80 cms acima das malhas).

Prepare agora o concreto, que será na proporção 1:3:3 (1 de cimento, 3 de areia e 3 de pedra no 1). Coloque um pouco de concreto no buraco antes de assentar a malha. Depois, preencha todo o buraco com concreto.

Atenção

Em terrenos úmidos, é aconselhável colocar uma camada de pedra de mão antes do concreto sobre o qual ficará assentada a malha, a fim de afastar a umidade.

Para ficar bem acomodado, o concreto precisa ser vibrado; em obras de grande porte, utilizam-se vibradores elétricos. Em uma obra pequena, você deve "socar" o concreto com um tubo de ferro, assegurando-se de que não ficaram falhas. O concreto colocado sem esse cuidado pode produzir rachaduras no futuro.

Resumo

A dimensão das sapatas depende do tipo de terreno, e do tamanho da construção. Para uma casa comum, com o máximo de um pavimento extra, você usará ferros de 1/4", com estribos de 3/16", os ferros das colunas, colocados com uma sobra de 80 cm da malha das sapatas, serão de 3/16', inclusive para os estribos. No caso de construções com vários andares, os valores estarão especificados nos cálculos do engenheiro.

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet