Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Escolha do terreno/ casa
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Escolha do terreno para construção


Antes de decidir o modelo da sua futura casa, certamente você terá de considerar o terreno que possui para construí-la. Este é um detalhe muito importante, pois se o terreno for irregular, talvez tenha de providenciar sua preparação; se houver grandes pedras, pode pensar em colunas (pilotis) para aproveitar o tipo de terreno.

Em seguida, mandará fazer uma planta (com um engenheiro), a qual necessitará de aprovação da Prefeitura. Mesmo que escolha um modelo em algum livro, onde exista a planta precisará de outra, em papel vegetal, para aprovação da Prefeitura.

A exigência da planta é explicada pela necessidade de se considerar o local onde será feita a casa: há uma distância a ser obedecida entre o meio fio e o muro, um recuo obrigatório, cuja metragem pode variar de um local para outro. Geralmente, obriga-se que a construção se inicie pelo menos 4 metros da linha do muro. Tenha em mente estes dados para não se envolver em sérios problemas com a fiscalização.

Lembre-se que todas as plantas têm escalas, ou seja, uma planta em escala 1:100 significa que cada cm corresponde a 100 (ou 1 metro). Na figura 1, a lateral da casa está definida na planta com 8 centímetros; sendo a escala 1 :100, a medida no terreno será então de 8 metros.

a planta de uma casa em escala

Ao localizar a casa dentro do terreno, pense em alguns dos vários detalhes que lhe evitarão futuros aborrecimentos. Por exemplo, analise de que Iado o sol nasce e onde ele se põe. Nas regiões quentes, seria ideal que o sol da manhã banhasse os quartos, para que à noite estivessem refrescados, fazendo-se o inverno nas regiões frias.

Se possível, analise também a direção dos ventos que sopram no local; será horrível se, após construir a casa, tiver de manter janelas e portas sempre fechadas por causa do excesso de vento. Um simples estudo prévio do lugar acarretará grandes benefícios. Sobre o assunto, os norte-americanos têm um ditado que afirma: "Viver bem é morar bem ..."

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet