Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Guia de compra de imóvel
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Guia de compra e venda de Imóvel


Conforme o Governo Federal vem prometendo, ele deve laçar o PAC da Construçào onde estão previsto grandes investimentos em construção de habitações populares para famílias que ganham até 6 salários mínimos.

Como esses imóveis serão contruídos por construtoras privadas e esse consumidor normalmente não tem experiência em aquisições de imóveis, muitas vezes desconhecendo como deve ser feito o processo de compra, o site Fazer Fácil traz aqui um guia de perguntas e respostas de modo que você possa adquirir seu imóvel com toda tranquilida de e sem ter suspresas desagradáveis lá na frente. São 12 páginasd com muita informação. Ao final de cada uma delas você encontra o link "Próximo" para passar a nova página.

O que é lançamento imobiliário?

É o início das vendas de um empreendimento imobiliário após o seu Registro de Incorporação. Normalmente, o início das vendas é acompanhado de eventos, ações promocionais e anúncios na mídia.

Qual a vantagem de se comprar um imóvel no lançamento?

Quando você compra um imóvel no lançamento, você pode escolher a unidade que deseja, além de encontrar melhores condições de preço e de pagamento.

O que é um imóvel na planta?

É o imóvel comercializado durante a fase de lançamento, ou seja, antes do início da construção. Ou seja, o imóvel não se encontra pronto. Ele será construído e, após um prazo que normalmente varia de 18 a 36 meses, dependendo do tipo de imóvel, será entregue pela incorporadora ao proprietário.

Que cuidados devo tomar ao comprar um imóvel na planta?

Verifique se ele vai atender suas necessidades em relação a tamanho, localização, infraestrutura de lazer oferecida, etc.. Analise se o valor e a forma de pagamento dele se encaixam na sua capacidade de pagamento. Verifique se o projeto do empreendimento encontra-se aprovado, e o seu Memorial de Incorporação registrado. Procure comprar apenas de incorporadoras e construtoras com boa situaçào financeira, com tradição e credibilidade.

O que é Incorporação Imobiliária?

Ato de empreender um projeto imobiliário. É o meio pelo qual alguém (pessoa física ou jurídica) se compromete a construir um edifício, ou conjunto deles, com diversas unidades autônomas, sendo lhe permitido comercializar as unidades que o comporão, antes ou durante a fase de construção do empreendimento. Para que a Incorporação Imobiliária produza efeitos e permita a venda das unidades imobiliárias autônomas, é necessário o seu registro no Ofício de Registro de Imóveis competente, que inclusive dá segurança ao adquirente quanto à condição técnica e idoneidade do incorporador, à legalidade do projeto, às características e metragens do imóvel, bem como às regras de convivência em condomínio. É o processo que permite a comercialização legal de um empreendimento que ainda se encontra na planta.

Como confiar numa incorporadora?

Obtendo informações sobre a tradição desta incorporadora, verificando: quanto tempo ela trabalha no mercado, quantos empreendimentos ela entregou e o padrão de qualidade de seus produtos e a pontualidade na entrega dos seus imóveis. Procure consultar também a situação financeira dela. Hoje é relativamente barato obter essas informações e isso pode lhe evitar até mesmo de ficar sem o imóvel. Se as obras contarem com financiamento bancário esse é um indício a mais da boa saúde financeira da incorporadora pois os bancos costumam fazer uma minuciosa análise da situação financeira das empresas antes de emprestar dinheiro a elas.

A responsabilidade de entrega do imóvel é da incorporadora ou da construtora?

Mesmo que a incorporadora contrate uma construtora para a execução das obras, a obrigação de entregar a o imóvel cabe sempre à incorporadora, que assume essa responsabilidade pelo exercício de sua atividade, que é entregar unidades autônomas como contrapartida do recebimento de preço certo e ajustado.

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade