Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Laje
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Laje


A maioria das construções brasileiras é coberta com uma estrutura de concreto chamada laje. Este tipo de cobertura ganhou a preferência dos construtores, pela facilidade de se levantar mais tarde um novo pavimento, ficando a laje como piso.

Além disso, aumenta o valor, conforto e segurança de uma construção.

Tipos de laje

Atualmente, existem dois tipos básicos de laje: a de concreto batido (ou maciça) e a pré moldada (ou pré-fabricada).

Para optar por um tipo ou outro, deve-se levar em consideração a resistência necessária, viabilidade econômica e disponibilidade local. O que não varia, seja qual for o tipo de laje escolhida, é a necessidade de usar um bom cimento.

Laje de concreto batido (ou maciças)

Ainda bastante utilizadas mais com tendência à redução, são lajes muito resistentes e oferecem bom isolamento acústico e térmico.

É moldada na própria obra, normalmente em formas de madeira (conhecidas como taipal), feitas de chapas de compensado adequado para obra e formas de concreto armado. Estas chapas, por sua vez, são apoiadas em tábuas de madeira, que são sustentadas por postes de apoio (escoras).

A armação da laje de concreto é constituída por vergalhões, distribuída sobre a forma plana, para que depois seja despejado o concreto, uma mistura altamente resistente de cimento, areia e brita (pedra em pedaços). Quando o concreto se cura é formada uma verdadeira rocha plana artificial.

vista de uma forma preparada para receber uma laje de concreto batido

Para a construção desse tipo de laje utiliza-se muita madeira e mão de obra de marcenaria.

Tipos de laje de concreto batido

Existem vários tipos de laje de concreto batido. Vamos falar dos três tipos mais comuns:

  • Simples: a mais comum e tradicional, que tem uma superfície lisa na parte superior e inferior e é apoiada nas vigas da construção;

Foto moto laje de concreto batido simples

  • Nervuradas ou “caixão-perdido”:  formadas pela união de vigas e lajes, são muito encontradas em edifícios antigos. Vigas são concretadas junto com uma laje superior. O conjunto viga + laje forma a chamada “laje nervurada”. Devido às vigas, esse tipo de laje consegue vencer grandes vãos com pouca espessura. O espaço entre a viga e a laje superior não é aproveitado, daí esse tipo de laje também ser conhecido como “caixão perdido”. Para fazer esse tipo de laje são utilizadas formas padronizadas, que podem ser alugadas;

A laje nervurada utiliza formas e é apoida em vigas podendo vencer grandes vãos

 

Concretagem da laje nervurada mostrando as formas utilizadas em sua montagem

  • Cogumelo: a laje cogumelo é uma laje nervurada que não utiliza vigas. Devido a essa característica,a área de contato entre a laje e o pilar deve ser aumentada e reforçada o que, normalmente, é feito aumentado a quantidade de ferro e da espessura da laje apenas nesse ponto criando os chamados “chapéus” de concreto sobre os pilares;

Laje do tipo cogumelo com reforço onde os pilares apoiam a laje

Vantagens das lajes de concreto

  • Têm menor possibilidade de sofrer fissuras e trincas, pois o concreto, depois de seco, torna-se um bloco único que se contra e dilata de maneira uniforme.

Desvantagens das lajes de concreto

  • Gasto de madeira para escoramento;
  • Gasto com mão de obra de carpintaria;
  • Maior peso final da construção.

Como fazer a laje de concreto batido

O primeiro trabalho na fazer é a forma de madeira, de cuja perfeição dependerá o melhor acabamento da laje. Considere se vai querer que a laje se projete além das paredes, formando os beirais. A forma dos beirais é fixada na forma interna, através de madeiras que passam por dentro da última fileira de tijolos, conforme pode ser observado na figura 22.

colocação das madeiras dos beiras em uma laje de concreto batido

Depois da confecção da laje de tijolos serão enchidos com massa. Observe bem a figura 22 para eliminar qualquer dúvida sobre a colocação das madeiras dos beirais. Muita atenção com o nivelamento das madeiras, para que os beirais não fiquem tortos, dando um péssimo acabamento à laje.

Executada a forma de madeira, com as respectivas madeiras de escoramento, posicione os condutores elétricos e caixa de luz nas devidas posições.

Atenção: Há diferença entre a caixa de luz usada nas lajes pré-moldadas e as utilizadas nas lajes de concreto batido. Por isso, só adquira o material elétrico após determinar como será a sua obra.

As caixas de luz são pregadas contra a forma para que se mantenham firmes. Não se esqueça de deixar um tubo de uma e meia polegada de diâmetro para servir o resto da casa. Tenha certeza que este tubo ficará no local onde será instalada a caixa de água.

Sobre a forma, ficará a malha, composta de ferros 3/16" (essa medida pode variar dependendo do tamanho da laje). Os ferros podem ser amarrados como se vê na figura abaixo.

Sobre as paredes internas, estão os negativos, ferros também com a bitola 3/16", de 1,5 a 2 m de comprimento, que estarão amarrados na malha principal, a fim de que o concreto torne a cobertura uma única e firme estrutura. Os ferros negativos, como se vê na figura, estão divididos em seu comprimento em cima das paredes. Se houver beirais, estes também terão ferros negativos.

colocação de ferros negativos para confecção de uma laje

Próxima

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet