Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Piso>>Pisos vitrificados, formipiso, taco de madeira e assolaho de tábuas
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Pisos vitrificados, formipiso, taco de madeira e assoalho de tábua


Pisos vitrificados

Para pisos vitrificados, deve-se usar massa de cimento e areia na proporção 1:4. Puxe uma linha mestra nivelada, com a porta, sarrafeando a massa e desempenando-a, com cuidado para um descaimento na direção do ralo. A massa será nivelada em toda a extensão do cómodo, a exemplo do que é feito para o emboço das paredes.

Em seguida, espalha-se pó de cimento; como no caso dos azulejos, o piso vitrificado é colocado a partir da porta, para que eventuais acabamentos fiquem nos cantos opostos. Para a fixação do piso, bate-se de leve com um pedaço de madeira.

Formipiso

Faz-se a base, com cimento e areia, na proporção 1:4; para ser colocada sobre o concreto. Em seguida, com a base ainda fresca, espalha-se pó de cimento, alisando a massa com a colher de pedreiro ou desempenadeira de aço. A colocação do formipiso é feita com a base totalmente seca, utilizando-se cola especial.

Tacos de madeira

É um tipo de piso atualmeníe em desuso, mas que ainda encontra seus admiradores. O piso base é feito de cimento e areia, na proporção l:4. Uma vez desempenado o piso, ele está pronto para receber os tacos, o que deve ser feito com o cimento ainda fresco.

Quando do desempeno da massa, a maioria dos profissiorais prefere colocar tacos de referência, para que a massa tenha um nivelamento perfeito. A massa é colocada do fundo para a porta; os tacos são aplicados um de cada vez, batendo-se com uma manopla para que fiquem presos corretamente. Se os tacos não vierem prontos para aplicação, será necessário pregar, na parte inferior, pelo menos três pregos do tipo asa-de-mosca.

Após a aplicação dos tacos, estes devem ser raspados com máquina especial; são preparados para encerar, ou aplicar-se sinteco, que permite brilho permanente e dispensa o trabalho com a cera.

Assoalho de tábuas

Antes do advento das lajes e dos pisos de concreto, todas as residências tinham assoalho de tábuas, as quais se apoiavam sobre barrotes que ficavam presos nas paredes. Hoje, o assoalho de tábuas tem sido muito usado a título decorativo,proporcionando um lindo efeito. Os barrotes de madeira são colocados na extensão do cômodo, a intervalos de 50 cms, com as tábuas apoiando-se sobre elas. As tábuas atualmente fornecidas possuem encaixes, de sorte que o acabamento fiça perfeito.

A segunda figura abaixo mostra alguns detalhes.

Os barrotes de madeira ficam colocados a intervalos de 50 cms, para que as tábuas se apoiem sobre eles.

desenhos formados com a colocação de tacos como piso

exemplo de um assolaho de tábuas

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade