Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Construção>>Piso>>Pisos vitrificados, formipiso, taco de madeira e assolaho de tábuas
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Pisos vitrificados, formipiso, taco de madeira e assoalho de tábua


Pisos vitrificados

Para pisos vitrificados, deve-se usar massa de cimento e areia na proporção 1:4. Puxe uma linha mestra nivelada, com a porta, sarrafeando a massa e desempenando-a, com cuidado para um descaimento na direção do ralo. A massa será nivelada em toda a extensão do cómodo, a exemplo do que é feito para o emboço das paredes.

Em seguida, espalha-se pó de cimento; como no caso dos azulejos, o piso vitrificado é colocado a partir da porta, para que eventuais acabamentos fiquem nos cantos opostos. Para a fixação do piso, bate-se de leve com um pedaço de madeira.

Formipiso

Faz-se a base, com cimento e areia, na proporção 1:4; para ser colocada sobre o concreto. Em seguida, com a base ainda fresca, espalha-se pó de cimento, alisando a massa com a colher de pedreiro ou desempenadeira de aço. A colocação do formipiso é feita com a base totalmente seca, utilizando-se cola especial.

Tacos de madeira

É um tipo de piso atualmente em desuso, mas que ainda encontra seus admiradores. O piso base é feito de cimento e areia, na proporção 1:4. Uma vez desempenado o piso, ele está pronto para receber os tacos, o que deve ser feito com o cimento ainda fresco.

Quando do desempeno da massa, a maioria dos profissionais prefere colocar tacos de referência, para que a massa tenha um nivelamento perfeito. A massa é colocada do fundo para a porta; os tacos são aplicados um de cada vez, batendo-se com uma manopla para que fiquem presos corretamente. Se os tacos não vierem prontos para aplicação, será necessário pregar, na parte inferior, pelo menos três pregos do tipo asa-de-mosca.

Após a aplicação dos tacos, estes devem ser raspados com máquina especial; são preparados para encerar, ou aplicar-se sinteco, que permite brilho permanente e dispensa o trabalho com a cera.

Assoalho de tábuas

Antes do advento das lajes e dos pisos de concreto, todas as residências tinham assoalho de tábuas, as quais se apoiavam sobre barrotes que ficavam presos nas paredes. Hoje, o assoalho de tábuas tem sido muito usado a título decorativo, proporcionando um lindo efeito. Os barrotes de madeira são colocados na extensão do cômodo, a intervalos de 50 cm, com as tábuas apoiando-se sobre elas. As tábuas atualmente fornecidas possuem encaixes, de sorte que o acabamento fique perfeito.

A segunda figura abaixo mostra alguns detalhes.

Os barrotes de madeira ficam colocados a intervalos de 50 cm, para que as tábuas se apoiem sobre eles.

desenhos formados com a colocação de tacos como piso

exemplo de um assolaho de tábuas

Outros revestimentos para pisos

Existem vários outros tipos de revestimentos, para pisos ou paredes, que proporcionam belíssimos acabamentos. Vejamos alguns:

Pastilhas vitrificadas

São pequeninas placas de material cerâmico, com uma das superfícies vidrada; para facilitar a aplicação sobre o cimento fresco, são fornecidas colocadas sobre folha de papel; aplicadas as pastilhas folha por folha, o papel será retirado no dia seguinte com água. O rejuntamento é feito com cimento branco colocado com um rolo, retirando-se o excesso com papel.

Fórmica

A fórmica é um produto do petróleo, resistente, superfície lisa e com variados desenhos, desde o de uma única cor até a imitação do jacarandá. É aplicada sobre madeira ou parede toda lisa (emassada), utilizando-se uma cola especial. A fórmica é fornecida em placas grandes, costuma-se utilizar o gesso, cuja pega é melhor e mais rápida que a do cimento

Pedras decorativas

São aplicadas sobre um piso de cimento e areia, traço l -3. São granitos rústicos ou polidos, quartzo branco ou rosa, e outros tipos de pedras decorativas. Além de sua aplicação em pisos de jardins e laterais externas de piscinas, podem ser usadas para o revestimento de muros, i achadas, varandas. Mesmo em salas de estar, o efeito decorativo é bonito.

Marmorite

Feito com grãos e pó de mármore aglomerados, com cimento comum ou branco, utilizando-se

corantes se o desejar. Feita a massa conforme o mencionado, ela é aplicada sobre cimento áspero (seco), formando uma camada uniforme, alisada com a colher de pedreiro. O acabamento final, no mínimo 7 dias depois, será feito com uma máquina de esmeril (calafate), que irá polir toda a superfície para fazê-la apresentar um aspecto de mármore. O efeito é lindo e muito mais barato que o mármore.

Piso romano

São pedaços irregulares de mármore, aplicados sobre um piso de cimento no traço 1:4 (areia e cimento) ainda fresco e áspero. Os espaços entre os pedaços são grandes e irregulares, enchidos com massa feita de mármore. Se você usar pedaços de mármore com cores adequadas, poderá fazer pisos lindos para varanda, cozinhas, copas e áreas. O acabamento final é idêntico ao descrito para o marmorite, feito 7 dias após a colocação.

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet