Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Instalações sanitárias
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Colocação de sanitários e aparelhos


As respectivas alturas das saídas de água dos sanitários e dos aparelhos, bem como os diâmetros das tubulações, foram citados nos tópicos instalação hidráulica e instalação sanitária.

Apresentamos aqui os gabaritos de instalação, com as medidas relativas, todas em centímetros, acrescentando apenas as informações realmente necessárias.

Vaso sanitário

A figura abaixo mostra os vários tipos de vasos sanitários:

os vários tipos de vasos sanitários existentes

O primeiro é dotado de válvula; os demais, com 3 tipos diferentes de caixas de descarga. O essencial é manter o vaso absolutamente no nível; a fixação é feita com buchas e parafusos de metal. Na junta entre o piso e o vaso, o acabamento é feito com cimento branco.

Bidê

Segue o mesmo esquema de colocação do vaso sanitário; muito cuidado com o nível, fixação com buchas e parafusos de metal, rejuntamento com cimento branco.

Esquema de colocação de um bidê

Banheira

Em alguns casos, a banheira é construída no local, mas se ela for de tipo instável, veja as medidas da figura:

esquema de colocação de uma banheira

Lavatório (ou pia)

Você encontrará lavatórios com ou sem coluna, ou ainda tipo bacia, fixado em pedra mármore.

A figura a seguir mostra o gabarito para a instalação do lavatório tipo com coluna:

esquema de colocação de um lavatório ou pia de cozinha

Pia de cozinha

A figura abaixo mostra o gabarito para instalação de uma pia de cozinha comum. Naturalmente, você pode colocar mármore ao lado, fazer o armário; porém a altura da mesa e da torneira serão as mesmas indicadas no gabarito.

Sobre a pia normalmente fica o filtro, cuja saída de água e diâmetro do tubo já foram definidos nos capítulos instalação hidráulica e instalação sanitária

esquema de colocação de uma pia de cozinha

Tanque de lavar roupa

Uma instalação sem maiores problemas. O tanque pode ser do tipo comprado pronto ou ser confeccionado na própria obra, em dimensões idênticas ao outro.

Em qualquer dos casos, é importante mantê-lo nivelado, bem como seguir a altura da saída de água e a bitola dos tubos.

Chuveiros

Facílima instalação, observando as medidas mostradas na figura abaixo. No caso de colocação do chuveiro elétrico, veja como fazer no tópico chuveiro elétrico. As medidas do gabarito são invariáveis, mas as dimensões dos tubos poderão mudar, dependendo do tipo de chuveiro a ser colocado, confirme se explica em instalações hidráulicas

esquema de colocação de um chuveiro

Caixa de água

Atualmente, fica mais económico comprar uma caixa de água feita de cimento-amianto, em vez de construir uma de concreto. A caixa deve ficar assentada sobre uma base, nunca apoiada diretamente sobre o concreto. A abaixo mostra os detalhes:

a instalação de uma caixa de água

Alguns itens não foram tratados neste capitulo, pois devem ser instalados por profissionais específicos. É o caso, por exemplo, dos aquecedores a gás. Caso conste do seu projeto a colocação de um aparelho semelhante, haverá alterações no sistema de instalação de água, visto que os canos ligados ao aquecedor serão de ferro.

Os arremates finais da instalação, que incluem as guarnições das torneiras, somente serão feitos após a pintura. Por isso, deve-se proteger os tubos com pedaços de papel, para evitar que acabem entupidos.

Atenção

Em todas as instalações de sanitários e aparelhos, o nível deve ser utilizado com frequência. Use também o metro, para que as medidas sejam rigorosas. Vasos desnivelados ou desalinhados em relação às paredes, pias tortas, são detalhes que destoam com o ambiente, dando um péssimo aspecto à sua construção.

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet