Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Construção>>Instalações sanitárias
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Colocação de sanitários e aparelhos

parte 3


Anterior

Chuveiros

Facílima instalação, observando as medidas mostradas na figura abaixo. No caso de colocação do chuveiro elétrico, veja como fazer no tópico chuveiro elétrico. As medidas do gabarito são invariáveis, mas as dimensões dos tubos poderão mudar, dependendo do tipo de chuveiro a ser colocado, confirme se explica em instalações hidráulicas

esquema de colocação de um chuveiro

Caixa de água

Atualmente, fica mais económico comprar uma caixa de água feita de cimento-amianto, em vez de construir uma de concreto. A caixa deve ficar assentada sobre uma base, nunca apoiada diretamente sobre o concreto. A abaixo mostra os detalhes:

a instalação de uma caixa de água

Alguns itens não foram tratados neste capitulo, pois devem ser instalados por profissionais específicos. É o caso, por exemplo, dos aquecedores a gás. Caso conste do seu projeto a colocação de um aparelho semelhante, haverá alterações no sistema de instalação de água, visto que os canos ligados ao aquecedor serão de ferro.

Os arremates finais da instalação, que incluem as guarnições das torneiras, somente serão feitos após a pintura. Por isso, deve-se proteger os tubos com pedaços de papel, para evitar que acabem entupidos.

Atenção

Em todas as instalações de sanitários e aparelhos, o nível deve ser utilizado com frequência. Use também o metro, para que as medidas sejam rigorosas. Vasos desnivelados ou desalinhados em relação às paredes, pias tortas, são detalhes que destoam com o ambiente, dando um péssimo aspecto à sua construção.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade