Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Dívidas>>Como retirar o nome do SPC e SERASA sem pagar a dívida
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Como tirar seu nome do SPC e SERASA antes de 5 anos

parte 2


Anterior

O modo como você irá limpar o seu nome, requer alguns pré-requisitos:

  1. Você vai ao Serasa e SPC de sua região e peça aquele informativo de quem você deve e o valor exato. Isso não é difícil de conseguir;
  2. Você terá que saber quais são as varas de Juizado Especial Cível que realizam Audiências de Conciliações - o site do Tribunal de Justiça do seu estado em geral trás essas informações. Em geral cada Juizado atende as pessoas residentes em bairros em seu entorno. E o mais importante, em causas de até 20 salários mínimos, você não necessita de advogado...
  3. Se você tiver várias restrições, como bancos, cartões, financeiras e prestadoras de serviços de telefonia, dê entrada nas documentações uma a uma;
  4. A entrada da documentação é feita no cartório do Juizado. Normalmente se fala "preciso dar entrada de uma Obrigação de Fazer em desfavor da Credicard S.A, por exemplo;
  5. Se você tiver algum constrangimento procure ir no Juizado em um período de muito movimento. Verá como é simples passar desapercebido;

A Obrigação de Fazer tem caráter formal e é direcionada para apenas duas partes, ou seja, você e a parte que você deve. Se você deve a mais de uma empresa, faça documentos diferentes. Se for a uma empresa você imprimirá 4 cópias, se for a três empresas, imprimirá 12 cópias e assim por diante.

Somente substitua as palavras como nome, endereço, telefone...empresas a quem você está devendo, o valor da dívida o CEP. No exemplo de Obrigação de Fazer disponível em nosso site consta uma dívida. Se fossem duas dívidas da mesma empresa, ou seja, 258,49 do mês de agosto e 150,00 do mês de setembro, você colocará os dois valores. Coloque os valores que constam no Serasa e/ ou no SPC, não precisa atualizá-los. Leia atentamente para que você saiba o que precisa realmente mudar.

Mesmo que esteja com alguns erros de ortografia, ou de pronomes de tratamento, não corrija, pois o importante na Obrigação de Fazer é o número da lei, a data da lei que defende este direito de pleitear a Liminar e esta parte não contém erros. E lembre-se que é importante tratar bem um juiz. Segundo as regras de português, você apenas diz ao juiz, vossa senhoria. Mas aqui, é excelentíssimo senhor doutor juiz. Não mude os pronomes de tratamento.

O importante é ser discreto e firme na hora de dar a entrada na documentação. Pois ela é a única coisa que importa para limpar o seu nome. E não um advogado porque no Juizado Especial você não precisa deles em causas de até 20 salários mínimos.

No cartório do Juizado Especial Cível, você levará as 4 cópias e entregará para a pessoa que estiver atendendo e marcando as audiências de conciliação que normalmente é marcada para um mês depois. Caso a audiência seja marcada para uma data muito próxima, menos de 15 dias, diga que nesta data você não poderá, estará viajando. Tente marcá-la para pelo menos 20 dias após a entrada do requerimento.

Você entregará as quatro cópias a ele e ele te devolverá duas cópias. Destas 4 cópias, 2 ficarão com você e as outras duas ficarão no Juizado Especial Cível, pois cabe a ele, comunicar a parte Requerida (a quem você deve) que você está movendo uma Obrigação de Fazer contra ela.

Resumindo sobre como limpar o nome sem pagar:

Você entregará as quatro cópias e ele colocará nelas as datas da audiência. E duas delas ele te devolverá. São 4 cópias idênticas e serão distribuídas da seguinte forma:

  • Uma é para o juiz que julgará a Obrigação de Fazer. (fica com o Juizado Especial Cível);
  • Uma para a parte requerida. (A empresa que você deve). (fica com o Juizado Especial Cível);
  • Uma para o Serasa. (fica com você);
  • Uma para você. (fica com você)

As duas cópias que ficaram com você serão levadas para o Serasa e/ ou SPC de sua região por suas próprias mãos. Leve as duas cópias do documento que você levará ao Serasa a um advogado antes de entregar ao Serasa para que ele apenas assine e seu documento tenha poder de LIMINAR.

Próxima

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet