Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Pintura e Revestimento>>Limpeza e conservação de trinchas e pincéis
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Limpeza e conservação de trinchas, rolos e pincéis


Limpeza

Independentemente do seu custo, urna trincha ou um pincel durarão muito mais tempo se forem devidamente cuidados.

Logo após a sua utilização, a trincha ou o pincel devem ser colocados sobre duas ou três folhas de jornal sobrepostas, a fim de proceder-se à remoção da maior parte da tinta. Nesse sentido, faz-se deslizar suavemente as costas de uma faca de cozinha ou uma espátula sobre as cerdas, da base destas para a sua extremidade.

A tinta plástica é limpa utilizando-se apenas um pouco de água. Os esmaltes sintéticos podem ser removidos da trincha ou do pincel lavando estes com aguarrás, qualquer dissolvente próprio ou mesmo gasolina, em alguns casos, e depois com água morna e sabão ou detergente, que devem finalmente ser retirados com água fria.

A base das cerdas deve merecer atenção especial, pois a tinta tem tendência a concentrar-se nessa área.

No entanto, é, por vezes, necessário limpar trinchas ou pincéis nos quais, por esquecimento ou descuido, a tinta secou. A única maneira de limpar uma trincha ou um pincel nestas circunstâncias consiste em coloca-Ias num frasco contendo um dissolvente forte ou mesmo um decapante.

Como limpar trinchas e pinceis

Como guardar trinchas e pincéis

Após a sua utilização e depois de estarem bem limpos e secos, embrulhe as trinchas e os pincéis em papel jornal - o melhor processo para manter a forma das cerdas. Ao fazê-Io, deverá certificar-se de que as cerdas se encontram na posição normal.

Como guardar trinchas e pincéis

Para proteger o pincel ou a trincha das traças é aconselhável colocar duas ou três bolas de naftalina no local em que vai guarda-Ias.

Quando você tiver de interromper o trabalho, mesmo por uma noite, para prosseguir posteriormente, pode deixar a trincha ou o pincel mergulhados em água, para evitar de limpa-Ios. Se as tintas usadas forem de reação (epóxidas, por exemplo), você deverá lavar cuidadosamente a ferramenta utilizada com dissolvente apropriado.

Para mergulhar na água, abra um furo no cabo e deixe a trincha ou o pincel suspensos na água, evitando que as cerdas toquem o fundo do recipiente, para que se não deformem.

No caso de ter aplicado uma tinta plástica, basta passa-Ios por água, antes que os resíduos de tinta endureçam

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet