Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Pintura e Revestimento>>Reparo de superfícies para re-píntura
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Reparando superfícies danificadas para re-pintura


Você pode evitar alguns erros, capazes de comprometer uma pintura, se planejar devidamente o trabalho. Mesmo assim, se surgirem imperfeições, pode, de um modo geral, remediá-las.

Abolorecimento

Surge normalmente nas cozinhas e nos banheiros, onde a temperatura e a umidade excessivas favorecem o seu aparecimento. O bolor apresenta-se geralmente sob a forma de pequenas manchas encarnadas, castanhas ou pretas, visíveis na superfície da tinta. Pode também aparecer na massa de vidraceiro, em redor dos caixilhos dos vidros.

No caso da área afetada necessitar de voltar a ser pintada, aplique primeiro uma solução antifungos para impedir o aparecimento do bolor; no caso de apodrecimento da massa de vidraceiro, substitua-a.

Se surgirem grandes manchas de bolor em superfícies com reboco danificado, é indício de que a umidade j á penetrou na parede.

Se a causa do bolor for a condensação do vapor de água, voc ê deve melhorar a ventilação instalando um exaustor.

Bolhas e crateras

São, geralmente, causadas pela umidade ou pela resina retida na madeira.

Corte a bolha de tinta com uma faca e limpe cuidadosamente a superfície subjacente. Aplique depois o isolante de nós ou o selador, caso o defeito tenha sido produzido ou não pela resina do nó; emasse e, em seguida, passe com lixa.

Deixe secar bem e depois aplique o selador antes de voltar a pintar.

Descamação

Pode acontecer que a pintura apresente escamas por falta de aderência à base. Entre as causas mais habituais desse defeito incluem-se: a preparação inadequada da superfície antes da aplicação da tinta, a umidade existente sob a camada da tinta, a eflorescéncia e o emprego de uma tinta pl ástica de má qualidade num ambiente úmido.

Se a área afetada for muito extensa, você deve raspá-la por completo e, antes de aplicar a tinia, prepará-la cuidadosamente. Certifique-se, por ém, de que está utilizando o isolante indicado.

Se as superfícies afetadas forem pequenas, pode aplicar o tratamento indicado para a repara ção de bolhas.

Eflorescéncia

Depósito branco que surge nas superfícies de concreto, tijolo ou pedra rebocados, causado pelos sais alcalinos que afloram à superfície.

Retire a tinta da área afetada e deixe secar. Cubra depois toda a superfície com um isolante resistente aos alcalis e pinte novamente.

Estaladuras (tinta estalada)

Esta imperfeição pode resultar da aplicação de uma tinta de tipo inteiramente diferente da anteriormente utilizada. Esta distende-se e contrai-se de forma diferente da tinta aplicada posteriormente, pelo que estala.

Se o defeito se estender por uma ampla superfície, você deve raspá-la toda e voltar a pintar. Para reparar pequenas superfícies estaladas, esfregue-as com lixa d'água, aplicando, em seguida, uma nova demão final.

Fendas

É um defeito freqüente nas paredes estucadas. Em fendas finas aplique uma massa celulosa, e nas mais largas, gesso.

No caso de fendas muito grandes, retire todo o material desprendido da fenda e, se necessário, alargue-a ainda rnais até obter um rebordo firme. Escove depois todo o material solto com uma trincha velha. Em seguida, prepare uma mistura de. gesso e água até obter uma massa bastante consistente, umedeça a fenda e, com o auxílio de uma espátula, comprima bem a massa. Deixe secar e lixe.

Se se tratar de fendas largas, tape-as em duas ou três fases, espaçando cada aplicação o tempo suficiente para que cada camada seque. Se, após a reparação da parede, pretender pintá-la com tinta plástica, a referida massa de gesso deverá ser preparada com a própria tinta, e não com água. Deste modo evitará a formação de manchas na parede.

Fissuração (furos e mossas)

Se os furos a reparar forem muito profundos, retire a tinta solta, aplique o selador nas superfícies a descoberto e, em seguida, emasse. Uma vez a massa seca, lixe, para que fique à face da superfície circundante. Aplique selador.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade