Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Pintura e Revestimento>>Tratamento da parede antes da aplicação
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Tratamento da parede antes da aplicação do papel de parede


Superfícies já revestidas com papel de parede

Caso não se trate de papel lavável, raspe toda a parede antes de voltar a revesti-la. Antes de raspar molhe-a bem coro água morna. Utilize uma trincha velha ou um pano para aplicar a água até que a cola amoleça. Servindo-se depois de uma espátula larga, raspe cuidadosamente o papel, evitando ferir a parede.

Forma correta de retirar o papel de parede antigoSe os papéis forem pintados ou en-vernizados, utilize primeiro uma escova de aço, molhe e só depois recorra à espátula. Finalmente, limpe com um pano molhado com solvente próprio, para que desapare çam todos os vestígios de cola.

Quando se trata de remover o papel de uma superfície estucada, faça-o com todo o cuidado, pois a espátula poderá danificá-la. Experimente, primeiro, numa pequena superfície. Se obtiver resultados satisfatórios, raspe o resto da parede. Caso contrário, aplique o papel novo sobre o velho.

Reboco novo

Se mudar para uma casa recém-construída com as paredes de reboco não revestido, informe-se junto do construtor quanto tempo dever á esperar antes de aplicar o papel. Certas qualidades de reboco necessitam de, pelo menos, seis meses para secar; outras, porém, podem ser pintadas ou forradas quase imediatamente. Regularize, se necessário, a superfície do reboco antes de aplicar o papel.

Estuque novo

Aplique um selador ou uma demáo de cola de papel e deixe secar. Assim evita que a umidade da cola aplicada no papel amoleça o estuque. Utilize papel de forro sob o papel decorativo, se necessário.

Superfícies pintadas com tinta plástica

Se a superfície estiver em bom estado e tiver um acabamento fosco, lixe-a levemente e aplique o papel. Coloque primeiro papel de forro, sobretudo se o papel decorativo for pesado. Onde a tinta plástica estiver a escamar raspe-a ou lixe-a com uma lixadeira vibratória antes de aplicar o papel.

Superfícies pintadas a esmalte

Esfregue bem com pedra-pomes ou corn lixa d'água e passe água limpa. Tape quaisquer fendas existentes e aplique o papel de forro.

Mais operações de preparação da superfície antes da aplicação do papel de parede

Isolamento

O uso de um isolante evita que uma parede absorva rapidamente a água da cola, o que lhe proporcionará tempo para poder colar o papel na posição correta. O isolante é comprado sob a forma de pó e é depois misturado com água ou pronto para uso. Siga as instruções da embalagem — se o isolante for excessivamente forte, a parede pode ficar demasiado escorregadia, tornando quase impossível fixar o papel.

Pode igualmente dar uma demão de cola celulósica como isolante eficaz. Após aplicar o isolante, deixe a parede secar e lixe levemente antes de colocar o papel.

Aplicação de papel de forro

Pode ser utilizado para ocultar imperfeições da parede ou como base para o papel decorativo. Neste caso, deve ter uma cor que se aproxime à deste.

Aplique o papel de forro horizontalmente, unindo as tiras topo a topo. Corte estas de modo que o seu comprimento cubra toda a largura da parede. Antes de assentar o papel, dobre-o em forma de foic e comece o trabalho partindo da parte superior da parede.

Ao revestir os cantos, não utilize uma tira inteira de papel exclusivamente para este fim. A tira que reveste o canto deve ultrapassá-lo cerca de 2,5 cm, assentando-se depois, topo a topo, a tira seguinte.

Não revista toda a parede, se apenas uma parte dela se apresentar irregular. Coloque primeiro o papel de forro na superfície defeituosa, deixe as suas extremidades soltas e rasgue-as logo que a cola estiver seca. Passe em seguida a lixa para regularizar.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade