Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Antenas>>CFTV
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Circuito fechado de TV - CFTV - em sistemas com antena coletiva


O circuito fechado de TV, também conhecido como CFTV, ou sistema de câmaras de segurança, em muitos condomínios faz parte da Antena Coletiva, fornecendo maior segurança ao condomínio. Desta forma, ele ganhará um espaço especial em nosso site.

O sistema coletivo do CFTV, é o mais simples, pois ele é um adicional do Sistema de antena VHF/UHF ou CATV. Para montar este sistema de CFTV, é necessário apenas um Modulador A/V ágil ou adjacente, isto considerando que a saída da câmera é um cabo coaxial, caso for UTP (cabo geralmente utilizado em Redes de Informática, também será necessário de um Inversor e um Amplificador de Vídeo.

Inversor de A/V Coaxial para Par Trançado

O inversor, no circuito fechado de tv, fica próximo à câmera e serve para receber sinal do cabo coaxial ou A/V e dar saída a ele por meio de cabo UTP (o popular "cabo de rede"). Utilizando par trançado em um sistema CFTV, temos uma qualidade muito melhor do que utilizar cabo coaxial ou A/V (RCA).

Inversor de A/V Coaxial para Par Trançado

Cabo UTP

O cabo UTP nada mais é do que o cabo mais utilizado em redes de computadores e é mais conhecido como "cabo de rede". O cabo UTP é de fácil manuseio e instalação. Segue abaixo pontos positivos de um CFTV utilizando o cabo UTB, ao invés de coaxial:

  • Sinais de vídeo, áudio, controles e alimentação no mesmo cabo;
  • Imunidade à ruído elétrico;
  • Alcance de até 1000 metros de cabo;
  • Facilidade de instalação, não requer conhecimento específico em câmeras;
  • Utiliza os mesmos procedimentos e ferramentas do cabeamento estruturado de informática.


cabo utp ou cabo de rede, como émais conhecido

Conversor de Par Trançado para Coaxial com saída em A/V

O conversor, neste sistema, fica próximo ao Modulador A/V e serve para receber cabo UTP e transformá-lo em coaxial ou A/V (RCA). Por ele precisar de usar uma fonte separada, indicamos colocá-lo bem próximo ao RACK, para utilizar a própria Fonte ou a régua instalada dentro do RACK.

Conversor de Par Trançado para Coaxial com saída em A/V

Modulador

O modulador para o sistema CFTV, serve para modular o sinal repassado da câmera ao Misturador, é no modulador onde é escolhido o número do canal entre os canais 2 à 162. O modulador pode ser de 02 tipos:

  • Modulador A/V ágil: Este modulador você poderá escolher o canal entre 2 - 162, porém sempre será necessário "pular" o canal do lado, ou seja, após o canal 2 temos que colocar o canal 4. Isto ocorre porque este modulador tem uma frequência superior à 6 Mhz (distância padrão entre canais), desta forma, ocorrendo batimento na repetidora do canal ao lado.
  • Modulador A/V ágil

  • Modulador A/V adjacente: este modulador possui o canal FIXO,  entre 2 - 162, porém este modulador poderá ter canais "juntos", ou seja, poderá ser 2,3,4 e etc... . Isto ocorre porque este modulador tem uma frequência inferior ou igual à 6 Mhz (distância padrão entre canais), desta forma, não correndo o risco de ter batimento na repetidora.

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet