Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Antenas>>Material para sistema de antena
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Materiais necessários para de um sistema de antena de TV


Instalar uma antena, ao contrário do que muitos vendem a ideia, não é complicado. No entanto, é necessário ter os equipamentos e materiais corretos para isso. É nessa parte que muitos dos que se intitulam "antenistas" falham".

Um problema comum é que eles não conhecem bem os fundamentos para fazer a instalação. Muitos sequer têm noção que a intensidade do sinal vai diminuindo a medida que aumenta a distância do cabo que liga a antena ao aparelho de televisão. Ao não levar essa perda em conta, não utilizam os equipamentos necessários - em geral amplificadores e booster - para aumentar a intensidade e garantir a qualidade do sinal na televisão.

Outra fonte de problemas é utilizar materiais de má qualidade para baratear o custo da instalação. Muitos dos materiais vão ficar exposto ao sol, chuva e vento e se forem de má qualidade em pouco tempo irão apresentar problemas que degradarão o sinal da antena.

Iremos citar os materiais e equipamentos necessários para ser realizada uma instalação correta de um sistema de antena e com uma ótima qualidade de imagem.

Medidor de Campo

Para obter um sistema perfeito, sem falhas e a melhor qualidade de imagem para todos os pontos, o medidor de campo é essencial, pois nele que você irá obter a quantidade de dB está chegando em qualquer ponto de seu sistema coletivo. Amplificadores e boosters podem evitar a perda de intensidade do sinal a medida que a distância do cabeamento aumenta mais não podem transformar um sinal que chegam ruim e outro de boa qualidade.

Medidor de campo é indispensábel para medir a intensidade do sinal de uma antena

Antigamente os medidores de campo eram os equipamentos mais caros que os antenistas necessitavam possuir para fazer uma boa instalação de um sistema de antena. Hoje o preço deles caiu muito com o emprego de componentes eletrônicos mas, mesmo assim, muitos antenistas não utilizam um pois dizem que "não é necessário". Não é verdade: é simplesmente para não gastar dinheiro comprando o equipamento. Fuja de antenistas desse tipo!

Alicate de Corte

Necessário para cortar com precisão um cabo RF. Evitando perda de tempo e excelência na qualidade da imagem.

Conector RF

Serve para fixar um cabo RF, em um conector fêmea de RF. Completamente necessário pois o cabo não fixado, qualquer vento irá soltá-lo.

Conector Rf para sistema de antena

Alicate de Crimpagem

Serve para fixar o conector no cabo coaxial, pois com o passar do tempo, a tendência é o conector soltar-se do cabo.

Fita Isolante

Material necessário para evitar a oxidação dos conectores, macho e fêmea, devido à maresia, incidência de chuva e etc...

Conector Fêmea - RF

Necessário para fazer emendas do cabo coaxial, caso o cálculo do cabo for errado, ou então quiser passar um ponto para um local mais distante. Não é de boa técnica colocar conectores fêmea pois eles sempre contribuem para atenuar o sinal mas muitas vezes é um mal necessário.

Desconfie da qualidade de uma instalação se ela tiver muitos conectores fêmea ao longo do cabeamento.

Conetor fêmea para sistema de antena. Esses conectores contribuem para atenuar o sinal

Enfim, com esses materiais e equipamentos além de outros como buchas parafusos, etc., consegue-se fazer uma boa instalção de um sistema de antena. Não tem segredo: é fazer com calma e com materiais de boa qualidade que o sinal que chegará a televisão terá boa qualidade!

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet