Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Câmera digital>>O visor ou viewfinder das câmeras
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Viewfinder / visor das câmeras digitais


Não importa como como uma câmera digital armazena uma imagem, mas ela obrigatoriamente tem um sistema ótico, que é chamado, em inglês, viewfinder e em português de visor.

Já houve uma época em que a maioria das câmeras digitais tinha 2 viewfinders mas hoje um grande número delas vem apenas com o digital, que é uma tela de LCD, com dimensões que em alguns casos chegam a 3 polegadas.

Os dois tipos de visores ou viewfinder das câmeras digitais

Não existe um mais adequado para uso do que o outro. Você deve usar o que preferir. O importante é compreender a diferença entre ambos.

Viewfinder/ visor ótico

A grande maioria das câmeras digitais hoje é do tipo "point & shot" (mirar e disparar), pequenas e fáceis de usar, com regulagens automáticas e poucos controles manuais. Ideais para quem não entende de velocidade de abertura, aberturas de diafragma, exposição, ISO e não pretende aprender.

Com uma câmera point & shot na verdade, você não vê exatamente o que a lente da câmera capta quando olha através do viewfinder ótico. Ele é um indutor de paralaxe, um mecanismo de baixo custo que já existe há muito em tempo em câmeras, independente de serem digitais ou não.

Ao tirar fotos a distância ou panorâmicas, o viewfinder ótico e lente da câmara digital vêem, essencialmente, a mesma coisa. No entanto, usando o zoom, eles passam a ver coisas diferentes.

Viewfinder digital

O viewfinder digital, ao contrário, mostra extamente o que a lente da câmera digital vê e assim mostra a imagem mais próxima do que a sua fotografia terá. Porém, como ele gasta muita energia da bateria, não é necessário utilizá-lo todo o tempo, salvo sua câmera não ter o viewfinder ótico.

Procure utilizá-lo principalmente em fotos com zoom.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade