Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Câmera digital>>
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Abertura do obturador ou F/Stop


As lentes das câmeras digitais normalmente podem mudar o diâmetro das suas aberturas, permitindo mais ou menos luz.

O tamanho da abertura em qualquer momento é chamdo de F/Stop (forward/stop - adiantar/parar). F/Stops são representados por números começando com "f" - como f/2, f/5.6, f/11. Quanto maior o número, menor a abertura. Assim, um f/22 é uma abertura muito pequena (e muito pouca luz chega ao filme) enquanto uma abertura de f/1.2 é muito grande "inundando" o filme de luz.

A abertura do obturador pode ser comparada em funcionamento a dilatação da pupila do olho humano. Quando existe muita luz a pupila se contrai diminuindo a quantidade de luz que chega ao olho. Inversamentem quando há pouca luz, a pupila se dilata, permitndo uma maior entrada de luz.

A imagem abaixo mostra as aberturas de obturador frequentemente encontradas em câmeras digitais:

As medidas de abertura do diafragma mais frequentemente encontradas em câmeras digitais

Como a câmera digital escolhe a abertura e velocidade do obturador

A grande maioria das câmeras digitais escolhe de forma automática tanto a abertura quanto a velocidade do obturador. Para isso normalmente elas usam a seguinte lógica:

o fotógrafo quer fazer uma foto usando a velocidade do obturador mais rápida disponível, para diminuir o tremor da câmera e o movimento embaçado de objetos se movendo na foto...

Com poucas exceções, as câmeras digitais tendem a escolher a combinação que possibilita a mais alta velocidade do obturador disponível, limitada apenas pela quantidade de luz disponível, o tamanho mínimo de abertura disponível e aconfiguração ISO.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade