Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Câmera digital>>Cartão de memória
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Os principais formatos de cartão de memória   para câmeras digitais


Embora quase toda câmera digital conte com alguma quantidade de memória interna, em geral não mais do que 50 MB, a realidade é que com fotos cada vez maiores,  devido a capacidade das câmeras tirarem fotos com mais e mais megapixels, com poucas delas a memória interna fica cheia.

A solução para isso é utilizar memórias externas, popularmente conhecidas como "cartões de memória".

Embora existam vários tipos, cada câmera trabalha apenas com um deles e você deve consultar o adequado para ela. Vamos ver abaixo os principais tipos de cartão de memória:

Tipo Foto Característica
CompactFlash (CF) Cartão de memória compact flash Formato cada vez menos popular devido à base instalada de equipamentos compatíveis, já possuiu as maiores capacidades de armazenamento do mercado. Porém hoje os cartões de memória SD superam em muito sua capacidade de armazenamento.
SmartMedia (SM) Cartão de memória  Smartmedia Praticamente extinto nos dias de hoje, o desenho de seus contatos permitiu a criação de uma mídia muito fina, porém grande para os padrões atuais. Sua capacidade estacionou em 128 MB desde 2000.
MultiMediaCard (MMC) Cartão de memória  MMC Adequado para pequenos dispositivos, os cartões MMC são basicamente cartões SD sem os recursos de criptografia e proteção de arquivos.
Memory Stick (MS) Cartão de memória  memory stick Popularizado graças ao sucesso de suas câmeras digitais, o Memory Stick é relativamente pequeno e versátil, mas tem poucos adeptos fora do mundo Sony.
Secure Digital (SD) Cartão de memória  SD Um dos formatos mais em evidência nos dias de hoje. O SD foi criado para conter recursos de encriptação que impedem a cópia não autorizada de seu conteúdo, mas reza a lenda que a proteção foi quebrada logo após seu lançamento, inutilizando esse recurso. Hoje é amplamente dominante entre as câmeras digitais e chega até as 32 GB. Muitos celulares trabalham com "primos" desse cartão, o mini e micro SD. Se sua máquina tiver recurso para filmar, principalemente se for em alta resolução opte pela modalidade SDHC desse cartão de memória. Ele salva os dados mais rápidos evitando que sua filmagem tenha problemas.
XD Picture Card (XD) Cartão de memória  XD Ainda menor que o SD, o xD foi criado pela Fuji Film e Olympus para substituir o SmartMedia nas suas câmeras.

Quanto ao cartão vale uma dica: procure comprar um que você consiga armazenar pelo menos 300 fotos na melhor resolução da sua câmera.

No entanto entre comprar um cartão de grande capacidade e 2 com a metade dela, opte pela compra de 2. Como tudo na vida, cartões de memória também dão defeito e você terá uma enorme frustação de ter perdido todas as fotos armazenadas em um cartão defeituoso.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade