Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Câmera digital>>Como comprar
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Como comprar sua câmera digital


Comprar a câmera digital certa é um dos passos mais importantes para que voc6e tire boas fotos. Existem muitos aspectos a considerar na hora a compra. Fizemos esse guia passo a passo para lhe orientar na hora da compra

1º Qual tamanho minha câmera deve ter?

O tamanho faz muita diferença em como você planeja utilizar a sua câmera. Se você precisa usá-la em ambientes externos, e ter mobilidade você vai precisar de uma câmera pequena, que pode ser facilmente transportada em um bolso, por exemplo.

Hoje em dia muitas câmeras digitais tem quase o tamanho de um cartão de crédito, enquanto outras podem ser muito maiores. Imaginar em como você pretende transportá-la e o quanto você está disposto a carregá-la consigo, para decidir o tamanho. Em geral um tamanho maior tira a sua liberdade além de chamar a atenção para a câmera, o que pode ser até mesmo perigoso.

2º Megapixels - quanto mais é melhor mesmo?

A palavra megapixel significa "milhões de pixels." Um pixel é uma pequeno ponto, com uma cor individual. Quando eles se juntam, formam uma imagem como um todo. A foto digital é formada por milhões de pequenos pontos, que quando colocados juntos, mostram ao olho humano uma imagem completa. Quanto mais pixels você tiver em sua foto, melhor tende a ser a qualidade dela e a capacidade de imprimir e ampliar a foto sem perder a qualidade.

Imagem normal, sem ampliação

Repare a letra O de Olympus

Imagem muito ampliada, mostrando os pixels que a compõe

Essa é a letra O, muito ampliada, mostrando os pixels que a compõem.

Para imagens que você planeja imprimir ou retocar, procure usar uma câmera de digital que tenha entre 7 a 12 megapixels. Fotos para internet e e-mail podem (e devem) usar resoluções bem menores tais como 1.3 ou 2.0 megapixels. Mesmo que você vá usar sua câmera apenas para esses 2 últimos fins dificilmente você encontrará hoje em dia modelos com apenas essa resolução.

Uma quantidade maior de megapixels fará diferença apenas quando você foi ampliar as fotos que tirou. Se esse não for seu objetivo, não se preocupe tanto com eles. Veja os exemplos abaixo:

Fotos tiradas com 8, 10 e 15 megapixels respectivamente

Ampliando as fotos tiradas com diferentes resoluções vemos que enquanto a tirada com 8 megapixels começa a ficar ilegível, as tiradas com e 15 megapixels parecem quase iguais. Agora vamos ampliar ainda mais as fotos e ver o que acontece:

Fotos tiradas com 8, 10 e 15 megapixels respectivamente

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade