Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Carros>>GPS automotivo
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

GPS automotivo


O GPs automotivo é um equipamento que pode ser instalados nos carros e tem a função de orientar o motorista, seja trançando rotas e inidcando o caminho ao até mesmo sinalizando os pontos de interesse.

O GPS automotivo recebe o sinal GPS (longitude, latitude e altitude) e converte esses dados em informações que ajudam o motorista.

Imagine que você está em um local desconhecido e vê algumas estradas a sua frente sem indicação de onde elas irão levá-lo. Com um GPS automotivo você receberia o sinal do satélite, veria sua posição, marcaria para onde você quer ir e ele iria traçar a melhor rota para você chegar. Para tudo isso, é claro, ele precisa estar com os mapas atualizados.

GPS automotivo da Aires, bastante conhecido no mercados de GPS para carros

Esse é um ponto que muitas pessoas ao comprar um GPS automotivo não levam em consideração: o preço das atualizações dos mapas usados pelos aparelhos para traçar as rotas. Em alguns casos, ele pode ter que desembolsar a cada seis meses o equivalente a 10% do valor do aparelho.

Hoje a tecnologia do GPS automotivo evoluiu tanto que alguns aparelhos podem até falar com o motorista enquanto ele dirige. Através da reprodução de voz digital, eles são capazes de indicar o caminho, os locais onde deve virar e o sentido, e informações diversas de pontos de interesse.

Entenda o que é GPS

GPS é a sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System). Trata-se de um sistema de navegação orientado por 24 satélites (12 em cada hemisfério) que orbitam em torno da Terra. Esses satélites viajam ao redor do planeta a uma distância de 20.200 quilômetros, perfazendo uma órbita completa a cada 12 horas. Criado com objetivos militares pelos Estados Unidos (para guiar e coordenar os lançamentos simultâneos de mísseis balísticos intercontinentais a alvos com acuidade de centímetros), o sistema hoje é comercializado e tem funções civis, embora ainda pertença ao governo americano.

Equipados com relógios atômicos que têm precisão de bilionésimo de segundos, os satélites de GPS transmitem continuamente para estações receptoras na Terra sinais digitais de rádio com informações sobre a localização, altitude e hora exata. Para o GPS funcionar perfeitamente (sem interrupção) é preciso que o equipamento esteja em um local aberto, ao ar livre. Só assim os satélites podem enviar e receber o sinal dos receptores para determinar as posições e auxiliar o programa do navegador a traçar a rota.

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade