Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Cloud Computing>>Cloud computing as a service
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Cloud as a service

Os três modelos mais comuns de serviços de cloud


Assim que se começa a ler sobre cloud computing, depara-se com as a expressão “as a service” muitas vezes. O termo as a service nesse contexto significa uma tarefa que foi empacotada para que possa ser automatizada e entregue aos clientes de uma forma consistente e repetitiva. Estes serviços podem ser prestados por um fornecedor de serviços de cloud computing ou através do próprio data center interno.

Os três modelos de prestação de serviços de cloud computing são Infrastructure as a Service, Platform as a Service, e software as service. O propósito de cada modelo é o seguinte:

  • A infraestrutura como uma camada de serviço oferece armazenamento e recursos de computação que as organizações de TI e desenvolvedores usam para fornecer soluções de negócios personalizadas;
  • A Plataforma como uma camada de Serviço oferece ambientes de desenvolvimento que a TI das organizações podem usar para criar aplicações prontas para cloud computing,
  • O Software como uma camada de serviço oferece aplicações feitas para atender as necessidades do negócio.

O cliente acessa esses serviços com interfaces definidas. Estas interfaces são, de fato, tudo o que o usuário tem contato. O cliente nunca vê a infraestrutura que fornece um filme on demand, por exemplo - ele só ver a tela que permite ao usuário escolher e comprar o filme. Da mesma forma, em cloud computing a infraestrutura subjacente que fornece o serviço pode ser muito sofisticada. No entanto, o usuário não precisa necessariamente entender desta infraestrutura para usá-la.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade