Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Cloud Computing>>
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Cloud Computing


Você pode não saber o que signfica cloud computing ainda. Mas podemos apostar que você já é usuário de serviços em cloud há muito tempo: se você tem um endereço de e-mail do Gmail, Yahoo, UOL, Hotmail, Live, etc., parabéns: seu e-mail está na "nuvem"! Se você é usuário do Facebook, Orkut, Linkdin e outras redes sociais, parabéns novamente: sua rede é uma aplicação de cloud computing !!!

Em alguns aspectos como e-mail gratuito o cloud computing já faz parte de nossas vida há muito tempo; em outros ele apenas está começando mas a tendência é que passe a predominar devido as inúmeras vantagens que oferece.

Cloud computing é mais do que um serviço disponível em algum centro de dados remoto. É um conjunto de abordagens que podem ajudar as organizações, de forma rápida e eficaz, a adicionar e subtrair recursos em tempo quase real. Diferentemente de outras abordagens, o cloud computing envolve muito mais o modelo de negócio do que a tecnologia propriamente dita.

A maior parte das empresas reconhece que a tecnologia está no coração de como elas operam seus negócios. Executivos de negócios têm se frustrado com as complexidades de fazer com que suas necessidades de computação atendam premissas de tempo e baixo custo. Em certo sentido, o cloud computing começou a se tornar uma tendência porque esses executivos tem procurado eliminar essa frustração.

O Cloud computing não é uma solução rápida. Ele exige uma série de questionamentos: que abordagem é mais adequada para a empresa? Por exemplo, as empresas têm que decidir se eles querem usar os serviços públicos (externos) de cloud ou se elas querem ter ambientes de cloud privados atrás de seus firewalls. Como devem arquitetar seu ambiente interno para suportar o cloud computing? E muitas outras questões surgem ao se pensar em adotar uma solução de cloud computing

O ambiente de cloud computing requer uma base sólida de melhores práticas em desenvolvimento de software, arquitetura de software e gerenciamento de serviços de infraestrutura. Esta base sólida é especialmente importante porque a maioria das organizações combinam serviços em ambientes de cloud públicos e privados.

Para entender realmente o que é cloud computing, veremos os seguintes tópicos:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade