Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Cloud Computing>>Infraestrutura as a service
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Infraestrutura as a service


Infraestrutura como serviço (IaaS) é a entrega de hardware (servidores, tecnologia de rede, armazenamento e espaço do data center) como um serviço. Pode também incluir a entrega de sistemas operacionais e tecnologia de virtualização para gerenciar os recursos.

O cliente de IaaS aluga recursos de computação em vez de comprar e instalá-los em seus data centers próprios. O serviço normalmente é pago com base em seu uso. O serviço pode incluir escalonamento dinâmico de modo que se o cliente acaba precisando de mais recursos do que o esperado, ele pode obtê-los imediatamente.

Escalonamento dinâmico aplicado à infraestrutura significa que a infraestrutura pode ser automaticamente ajustada para cima ou para baixo, com base nos requisitos da aplicação.

Além disso, o arranjo envolve um nível de serviço acordado (SLA). O nível de serviço acordado mostra o que o provedor tenha concordado em entregar em termos de disponibilidade e de resposta à demanda. Pode, por exemplo, especificar que os recursos estarão disponíveis 99,999% do tempo e que mais recursos serão fornecidos dinamicamente se os atuais tem uso superior a 80% do que foi acordado.

Atualmente, o melhor exemplo de operação IaaS é o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2). Ele fornece uma interface Web que permite aos clientes o acesso às máquinas virtuais. EC2 oferece escalabilidade sob controle do usuário, pagando o uso de recursos por hora. O uso do termo elástico na nomeação do EC2 da Amazon é significativo. A elasticidade se refere à capacidade que os usuários do EC2 têm para facilmente aumentar ou diminuir os recursos de infraestrutura atribuídos e satisfazer as suas necessidades. O usuário precisa iniciar um pedido, de modo que este serviço não é dinamicamente escalável. Os usuários do EC2 podem solicitar o uso de qualquer sistema operacional, desde que o desenvolvedor faça todo o trabalho. A Amazon por si só suporta um número mais limitado de sistemas operacionais (Linux, Solaris e Windows).

Empresas com projetos de pesquisa intensivos são candidatas naturais para IaaS. Serviços de computação baseados em cloud permitem que pesquisadores médicos e científicos realizem testes e análises em níveis que não seriam possíveis sem acesso adicional a infraestrutura computacional.

Outras organizações com necessidades similares de recursos adicionais de computação podem aumentar seus próprios centros de dados alugando o hardware - dotações apropriadas de servidores, tecnologia de rede, armazenamento e espaço de data center - como um serviço. Em vez de orçar as despesas de capital de modo a adquirir o montante máximo de recursos para cobrir o nível mais alto da demanda, elas podem adquirir recursos computacionais quando forem necessários.

 

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade