Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Cloud Computing>>o universo do cloud computing
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

O universo do cloud computing


O cloud em si é um conjunto de hardware, redes, armazenamento, serviços e interfaces que permitem a entrega de computação como um serviço. Serviços em cloud incluem a entrega de software, infraestrutura e armazenamento através da Internet (como componentes separados ou como uma plataforma completa) com base na demanda do usuário.

O mundo do cloud computing tem muitos participantes:

  • O usuário final realmente não precisa saber nada sobre a tecnologia que está por trás. Em pequenas empresas, por exemplo, o provedor de serviços de cloud torna-se de fato o data center. Em organizações maiores, a organização de TI supervisiona o funcionamento de ambos os recursos, internos e externos, do cloud.
  • Gestores de negócios precisam assumir a responsabilidade pela governança global de dados ou serviços que vivem em cloud. Provedores de serviços de cloud computing devem fornecer um nível de serviço previsível e garantido e de segurança para todos os seus constituintes.
  • O prestador de serviços de cloud computing é responsável por ativos de TI e manutenção.

Empresas que oferecem serviços de cloud computing devem permitir que empresas diferentes compartilhem os mesmos recursos do cloud.

As empresas estão encontrando valor nos serviços de cloud computing. A nuvem pode eliminar muitas das complexas restrições do ambiente tradicional de computação, incluindo espaço, tempo, energia e custos.

Serviços em nuvem como as redes sociais (tais como Facebook, LinkedIn, Google Apps, etc.) e ferramentas de colaboração (como vídeo conferência, gerenciamento de documentos e webinars) estão mudando a forma como as pessoas nas empresas acessam, entregam e entendem as informações. A infraestrutura de computação para o cloud computing torna mais fácil para as empresas tratarem os seus sistemas de computação como um conjunto de recursos ao invés de um conjunto de ambientes independentes que tem de ser geridos individualmente.

No geral, o cloud computing incorpora as quatro características básicas seguintes:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade