Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
,nuvemInício >>Categorias>>Cloud Computing>>o que é cloud computing
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

O que é o cloud computing


O Cloud computing ao mesmo tempo é um negócio e um modelo econômico. Se fosse perguntando se o cloud computing é um substituto para o data center tradicional a resposta seria talvez: Em alguns casos, sim, em alguns casos, não.

Nem sempre o data center tradicional desaparece para ser substituído por um ambiente de cloud computing. Algumas vezes ele é a melhor opção. No entanto, devido à agilidade trazida para os negócios e por razões econômicas, o cloud computing vem se tornando uma opção cada vez mais importante para as empresas. O cloud computing pode ser visto como uma base para a industrialização da computação.

Muitos participantes compõem o mundo do cloud computing:

  • Os vendedores oferecendo aplicações e infraestrutura tecnológica;
  • Os parceiros destes vendedores que estão criando ofertas de serviços em cloud e serviços de apoio aos clientes;
  • Os executivos de negócios que estão usando ou avaliando vários tipos de ofertas de cloud computing

Mas afinal o que é cloud computing? Cloud computing é o próximo estágio na evolução da Internet. Um cloud computing fornece os meios através do qual tudo - desde o poder computacional até a infraestrutura, passando por aplicações, processos de negócios e colaboração pessoal - pode ser entregue como um serviço onde e sempre que for preciso.

Cloud computing é oferecido em diferentes formas:

  • nuvens Pública (public clouds);
  • nuvens privadas (private clouds);
  • nuvens híbridas (hybrid clouds), que combinam tanto ambientes públicos de cloud como privados.

Em geral, o cloud computing (a “nuvem” de computação) - semelhante a sua homônima do tipo cumulus que flutua no céu - é fluido e pode facilmente se expandir e contrair. Esta elasticidade significa que os usuários podem solicitar recursos adicionais sob demanda e com a mesma facilidade desprovisionar esses recursos quando eles não são mais necessários. Esta elasticidade é uma das razões principais porque usuário individuais, negócios e usuários de TI estão migrando para a nuvem.

No data center tradicional, sempre foi possível adicionar e liberar recursos. No entanto, este processo não pode ser feito de forma automatizada ou pelo próprio usuário.

A evolução para cloud computing - já em curso - pode mudar completamente a forma como as empresas usam a tecnologia para atender seus clientes, parceiros e fornecedores. Algumas empresas já têm os recursos de TI quase inteiramente em ambientes de cloud computing. Elas consideram que o modelo de cloud computing fornece a prestação de serviços de TI de forma mais eficiente e rentável.

Isto não significa que todas as aplicações, serviços e processos necessariamente tenham de ser movidos para o ambiente de cloud. Muitas empresas estão mais cautelosas e estão tendo um olhar mais crítico com seus processos de negócios mais estratégicos e de propriedade intelectual para determinar quais ativos de computação precisam permanecer sob o controle interno da empresa e quais os ativos de computação pode ser movido para um ambiente de cloud.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade