Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Direito e Leis>>Adulteração de velocímetro de carro usado
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Velocímetro de carro usado adulterado é crime


Com o crescimento da economia cresce o número de pessoas que procuram comprar um carro usado.

E também com o aumento da procura aparecem os “espertos” querendo empurrar gato por lebre para os consumidores.

Uma das práticas ilegais infelizmente bastante comum por parte de revendedores de carros usados é adulterar o velocímetro de modo a enganar o consumidor mostrando uma quilometragem menor do que a real.

O ideal é que você antes de comprar um carro usado com baixa quilometragem verifique uma série de itens que devem estar pouco desgastados como a chave de ignição, pedais, bancos, volantes, manopla de câmbio e forração das portas.

Veja se há riscos no plástico transparente e na moldura do quadro de instrumentos e também os parafusos do painel — estes costumam apresentar desgaste quando são soltos para adulteração. No caso de hodômetros analógicos, uma dica é observar se os números estão alinhados.

Uma outra forma de verificar a real quilometragem do carro usado que você pretende comprar é olhar o laudo do teste de emissão de gases poluintes feito pelo veículo. Nele é obrigatório constar a quilometragem do veículo no momento em que foi feito o teste.

Se você suspeitar que o carro que comprou tevê o velocímetro adulterado registre uma queixa na polícia pois adulterar velocímetro de carro é crime contra a economia e as relações de consumo, previsto na Lei Nº 8.137, de 27/12/1990, que pune com detenção, de 2 a 5 anos, ou multa, aquele que vende, tem em depósito para vender ou expõe à venda ou, de qualquer forma, entrega matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo.

Você tem direito a restituição de todo o dinheiro pago e danos morais dos revendedores que adulteram velocímetros de carros usados.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade