Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Marcenaria>>Serra tico-tico e serrote de pontas
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Serra tico-tico e serrote de ponta


A serra tico-tico, arco de serra tico-tico, ou serra de rodear com armação metálica, é a ferramenta mais indicada para cortes em curvas com qualquer forma. No entanto, a profundidade do corte não pode ser superior à distância que vai da folha à parte de cima da armação. De utilidade múltipla, esta serra pode ser utilizada, por exemplo, para cortes de tábuas de assoalho, cortes em redor de tubos, no acerto de malhetes, etc., podendo os cortes começar e terminar nós cantos da madeira ou nos interiores das peças.

Se você tiver de fazer um corte interior, abra, primeiro, um furo na parte não aproveitável da madeira, introduza nele a lâmina, fixe-a na armação e, em seguida, serre de acordo com o formato que pretende obter.

A serra tico-tico existe apenas num tamanho. As suas folhas, removíveis, são substituídas quando lisas, já que não podem ser afiadas. Podem ser adquiridas avulsas. Ao comprar uma folha de serra tico-tico, especifique se a pretende para trabalhar madeira, uma vez que existem folhas para metal, as quais não podem ser utilizadas em madeira, devido à inclinação dos dentes.

Os serrotes de cabelo, também designados por arcos de serra tico-tico de volta larga, consistem num tipo de serra de rodear em que a altura da armação é maior, permitindo, por conseguinte, cortes a maiores profundidades. As folhas são montadas nos suportes de fixação, ou torneis, situados em cada extremidade da armação, sendo a distância entre eles maior do que o comprimento da folha. Quando esta está colocada, a elasticidade natural da armação a estica, impedindo-a de curvar.

Para colocar a folha, desaparafuse o cabo e faça o suporte de fixação deslizar para a frente. Segure firmemente a armação com uma das mãos, apertando-a entre o estômago e um ponto fixo, como a bancada, por exemplo, introduzindo então a folha nos suportes.

Atenção: os dentes devem ficar voltados em sentido contrário ao do cabo

Para ajustar a inclinação da folha, gire o cabo, no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio, até soltar a folha, alinhe os suportes de fixação, para que a folha forme o ângulo necessário, sem, no entanto, ficar torcida, e aperte novamente o cabo antes de continuar a serrar. Segure sempre o arco de serra tico-tico com as duas mãos no cabo e siga atentamente o trajeto descrito pela folha.

Fazendo um corte em curva com uma serra tico-tico

Serrote de ponta

Este serrote, além de cortar com lentidão, dificilmente se mantém direito. Apresenta, contudo, a vantagem de poder ser utilizado em locais inacessíveis para outros serrotes. Se, por exemplo, você precisar abrir um furo num painel grande, o serrote de ponta será a única ferramenta manual adequada a este trabalho, a que procederá a partir de um furo aberto com um ferro de furar.

O serrote de ponta serve para fazer buracos para fechaduras

As folhas são substituíveis e podem ser adquiridas em diversos tamanhos.

Quanto mais comprida for a folha, maior tendência terá para curvar. Embora possa ser endireitada com os dedos, a folha, quando dobrada, ficará sempre com tendência para continuar a encurvar, sendo, portanto, preferível substituí-la. Teoricamente, pode ser afiada; contudo, sendo difícil mantê-la firme, é também preferível substituí-la.

O serrote de ponta é mais utilizado na abertura de rasgos para colocação de fechaduras.

Serra de samblar (ou de rodear)

A serra de rodear ou de samblar com armação de madeira, tal como a serra tico-tico com armação metálica, corta segundo uma linha curva e outras trajetórias especiais. A sua folha, porém, mais comprida e mais grossa, permite cortar mais depressa e trabalhar madeiras mais rijas e peças maiores. Não pode, contudo, cortar formas tão complexas como acontece com a serra tico-tico com armação metálica.

A folha pode rodar 360°. Para modificar a sua inclinação, fazem-se girar os suportes de fixação. As folhas são substituíveis e montam-se nos suportes cónicos de fixação, existentes um em cada extremidade da armação.

Para esticar a folha, faça girar a cunha central até que o barbante torcido fique tenso. Em seguida, prenda a cunha de encontro à travessa central. Os dentes da serra devem ficar voltados na direção do movimento de corte.

A peça que se pretende serrar deve ser fixada na prensa o mais baixo possível, para evitar vibrações. Embora tenha de levantar a madeira frequentemente durante o trabalho, este será facilitado.

Serrote de cabelo ou serra tico-tico de volta larga

Este serrote é a ferramenta ideal para a execução de trabalhos em miniatura.

Coloque a folha com os dentes para baixo e corte somente no sentido descendente. A inclinação da folha não é ajusta vel.

Com o serrote de cabelo, corte sobre a linha traçada, pois o corte é bastante perfeito e não necessita de posterior acabamento.

Forma correta de usar um serrote de cabelo

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet