Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Adsense>>
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Elementos de fixação para motos - parafusos, porcas, arruelas


Uma motocicleta é composta de várias peças conectadas uma na outra. Diferentes tipos e tamanhos de elementos de fixação são utilizados para conectar essas peças. Ao contrário dos métodos de fixação permanente como a solda, rebite ou cola, os elementos de fixação rosqueados são indispensáveis como meio de fixação não permanente, pois eles permitem a remoção das peças sempre que for necessário.

Calculando de maneira aproximada, o diâmetro da rosca é o diâmetro externo da rosca macho ou diâmetro interno da parte mais baixa da canaleta da rosca fêmea. O passo é a distância entre as roscas em que se move um parafuso macho ou fêmea em uma volta.

As medidas das roscas são representadas pelo diâmetro da rosca macho. A distância entre os flancos da cabeça sextavada representa a medida da ferramenta aplicável. A denominação de uma chave fixa de 10 mm, por exemplo, representa uma chave para ser utilizada em um parafuso com a cabeça sextavada
com a distância entre os flancos de 10 mm.

O passo de uma rosca Diâmetro do parafuso e a distância entre os flancos para o uso da ferramenta correta

Marcas de resistência dos parafusos com cabeça sextavada

As marcas de resistência, que indicam o tipo de material, são visíveis na cabeça de alguns parafusos sextavados. Os parafusos são classificados como parafusos normais e parafusos de alta tensão de acordo com os tipos de materiais utilizados. Durante a montagem, tenha cuidado para não instalar os parafusos de alta tensão no local inadequado. Note-se que os parafusos no mais são apertados de acordo com o torque padrão, a menos que outro valor seja especificado, enquanto que os parafusos de alta tensão sempre têm seu próprio valor de torque. Os parafusos SH 6 mm sem a marca de resistência (parafusos com flange de cabeça pequena com a distância entre flancos de 8 mm e o diâmetro das roscas de 6 mm) são todos considerados parafusos comuns.

Marca de resistência de parafusos com cabeça sextavada

Tabela de classificação de marca de resistência

Parafuso do tipo DR

Os parafusos do tipo DR (cabeça abaulada), sem as marcas de resistência (parafusos flange, com a cabeça sextavada e com o orifício de redução de peso) são classificados pelo diâmetro externo do flange. Tenha cuidado quanto ao local de instalação e o torque dos parafusos de alta tensão, pois eles têm as mesmas distâncias entre os flancos como os parafusos normais, mas os diâmetros dos flanges maiores.

Parafuso do tipo UBS

Os parafusos UBS pertencem à categoria dos parafusos de alta tensão. Eles podem ser reconhecidos pela estria sob a cabeça. Os parafusos UBS podem ter ou não as marcas de resistência. Além disso, esses parafusos são estruturados de tal maneira que não afrouxam facilmente, devido à ligeira inclinação de 5 a 60 ’ na base do flange.

Veja também: Valores de torque (força de aperto), Afroxamento dos elementos de fixação

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade