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Normas de segurança para o conserto de motos


Uma série de acidentes, alguns bobos outros graves até mesmo envolvendo amputações acontece porque simplesmente a pessoa quando vai consertar sua moto, não segue as medidas de segurança necessária.

Não pense que elas não são importantes! Vale a pena segui-las pois você pode sofrer graves acidentes se não o fizer.

Monóxido de carbono

Se houver necessidade de ligar o motor para realizar algum tipo de serviço, certifique-se de que o local é bem ventilado. Nunca acione o motor em áreas fechadas. Ligue o motor em uma área aberta ou utilize um sistema de exaustor em áreas fechadas.

Os gases do escapamento contêm monóxido de carbono, um gás venenoso que pode causar a perda de consciência e pode resultar em morte.

Gasolina

Trabalhe em uma área ventilada. Não fume no local de trabalho e mantenha a gasolina afastada de chamas ou faíscas. Ela é extremamente inflamável e até explosiva sob certas condições.

Eletrólito e Gás de Hidrogênio da Bateria

  • A bateria produz gases explosivos. Mantenha-a distante de faíscas, chamas e cigarros acesos. Mantenha ventilado o local onde a bateria estiver recebendo a carga;
  • A bateria contém ácido sulfúrico (eletrólito). Contato com a pele ou os olhos pode causar graves queimaduras. Utilize a roupa de proteção e um protetor no rosto.
    – Se o eletrólito atingir a pele, lave com bastante água.
    – Se o eletrólito atingir os olhos, lave com água por 15 minutos no mínimo e procure assistência médica.
  • O eletrólito é venenoso.
    – Se ingerir o eletrólito, tome grande quantidade de água ou leite. Procure assistência médica imediatamente.

Líquido de arrefecimento do motor

Sob certas condições, o glicol de etileno no líquido de arrefecimento do motor torna-se combustível e sua chama é invisível. Se o glicol de etileno inflamar, você não verá qualquer chama, mas pode sofrer queimaduras.

Evite o contato com a pele, olhos ou roupas. Se houver contato com a pele, lave imediatamente a região atingida com sabão e água. Se houver contato com os olhos, lave-os com bastante água fresca e procure assistência médica imediatamente. Se este for ingerido, a pessoa deve ser forçada a vomitar e em seguida enxaguar a boca e a garganta com água fresca antes de obter assistência médica.

  • Evite derramar o líquido de arrefecimento do motor no sistema de escapamento ou nas peças do motor. Eles podem estar suficientemente aquecidos para inflamar o glicol de etileno e causar queimaduras com uma chama invisível.
  • O líquido de arrefecimento do motor (glicol de etileno) pode causar irritação na pele e é venenoso se ingeri-lo.
  • Não remova a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente. O líquido de arrefecimento do motor está sob pressão e pode queimá-lo.

Fluído de freio

Se derramar o fluido de freio nas peças pintadas, plásticas ou de borracha pode danificá-las. Cubra essas peças com um pano sempre que efetuar manutenção no sistema.

Pó do sistema de freio

Nunca use um jato de ar ou escova seca para limpar o conjunto do freio. Use um aspirador de pó ou método alternativo, projetado para minimizar o risco causado pelo pó de fibra de amianto.

Doenças respiratórias e câncer têm sido atribuídas à inalação de fibras de amianto.

Pressão do nitrogênio

  • Use somente nitrogênio para pressurizar o amortecedor. O uso de um gás instável pode provocar incêndio ou explosão com consequências perigosas;
  • O amortecedor contém nitrogênio sob alta pressão. Deixar o fogo ou calor próximo ao amortecedor pode provocar uma explosão resultando em acidente grave.
  • Alivie a pressão do amortecedor antes de se desfazer do amortecedor para evitar possível explosão e acidente grave se este for aquecido ou perfurado

Para evitar a possibilidade de explosão, alivie a pressão do nitrogênio pressionando o núcleo da válvula. Em seguida remova a haste da válvula do reservatório do amortecedor e retire o óleo. Não o jogue fora. Existem várias empresas que compram para recondicionar.

Componentes quentes

O motor e as peças do sistema de escapamento tornam- se muito quentes e permanecem quentes por algum tempo após desligar o motor. Use luvas de proteção ou espere até o motor e o sistema de escapamto esfriar.

O óleo usado do motor (ou óleo de transmissão para motores de dois tempos) pode causar câncer na pele se deixar em contato com a pele por períodos prolongados. Embora esse perigo só exista quando você manusear óleo usado diariamente, ainda é aconselhável lavar as mãos completamente com sabão e água o mais rápido possível após manusear óleo usado.

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