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Valores de torque para parafusos de motos


Quando duas ou mais peças são presas por um parafuso, suas conexões não devem ser afetadas por forças externas e não pode haver folgas entre as peças que são apertadas uma contra a outra. A prioridade para os parafusos e as porcas é a força de aperto. Quando a força de aperto for suficiente para que as peças fixadas realizem suas funções pretendidas, isto é chamado de “força de aperto apropriada”.

A força de aperto de um parafuso é igual à resistência de tração axial do parafuso. Portanto, a força de aperto do parafuso é chamada também de força axial do parafuso.

A força de aperto de um parafuso também é chamada de força axial do parafuso

A redução de força de aperto (força de aperto inicial) com o passar do tempo, causada pelas forças externas ou vibrações durante o uso é chamada de “afrouxamento de parafusos”. Mesmo quando a força de aperto inicial do parafuso estiver correta, com o uso pode afrouxá-lo e ocasionar danos às peças. Como medida preventiva contra o afrouxamento do parafuso, o reaperto deve ser executado após algum tempo. O aperto periódico dos raios das rodas é um exemplo dessa operação.

As forças de aperto corretas são determinadas de acordo com a resistência do parafuso, a resistência das peças fixadas e a intensidade das forças externas. O aperto deve ser executado exatamente de acordo com sua especificação, principalmente
nos pontos importantes. Se apertar o parafuso de fixação da capa da biela com uma força maior do que o valor correto, por exemplo, irá deformar a peça fixada (capa da biela) tornando o filme de óleo menor do que o especificado, o que pode causar o engripamento no rolamento. Uma força de aperto insuficiente, porém, pode afrouxar as porcas ou a capa da biela e pode soltar- se durante o funcionamento do motor, causando sérios danos ao motor.

O aperto incorreto dos parafusos da biela pode causar sérios danos ao motor

O ponto mais importante nos elementos de fixação é a força de aperto. O problema é que é difícil mensurar essa força de aperto (tensão axial). Portanto, o uso de um torque de aperto predeterminado é o método mais comum de controlar a tensão dos elementos de fixação.

Deve-se observar também que, nesse método de controle ao usar os valores de torque, a tensão axial é proporcional ao torque sob certas condições. Em outras condições, esta tensão axial varia mesmo quando os parafusos são apertados com o mesmo valor de torque.

O aperto do parafuso perde força quaso a rosca esteja molhada - essa perda varia conforme a substância que está molhando a rosca

A tabela ao lado mostra alguns exemplos de coeficiente de atrito quando há aderência de óleo na parte rosqueada do parafuso. Sob as mesmas condições, no que se refere ao material e torque de aperto, o “µ” sofre grandes variações. O torque de aperto aplicado às roscas secas, de 88 a 92% é consumido pelo atrito do flange e da superfície rosqueada e somente de 8 a 12%é transformado efetivamente em tensão axial. Essa porcentagem de transformação em tensão axial aumenta à medida que o atrito diminui. Isso quer dizer que quanto menor for o atrito maior será a tensão axial, portanto a tensão axial pode variar mesmo que aplique um valor de torque igual. Além disso, no estado seco (sem lubrificação) o intervalo de variação do “µ” é maior, e este intervalo tende a crescer conforme os procedimentos de aperto e desaperto forem repetidos.

É importante aplicar óleo às roscas do parafuso quando houver instrução para fazê-lo. A lubrificação nas roscas desse parafuso assegura a estabilidade da tensão axial. Nenhum outro parafuso deve ser lubrificado sem indicação.

Lubrificação nas roscas ou na parte inferior do flange reduz o atrito e o efeito contra o afrouxamento. Entretanto, aumenta a tensão axial do parafuso e obtém uma resistência de aperto suficiente, diminuindo assim a probabilidade de o parafuso afrouxar.

Os valores de torque são determinados de acordo com o tamanho e a resistência do parafuso e a resistência das peças que serão fixadas juntas. Devido à ligeira variação na precisão do torquímetro e no coeficiente de atrito, deve-se considerar o valor correto, a média dos valores de torque mínimo e máximo. Nas unidades de torque e aperto são utilizados kg.m e N.m.

Exemplo: Um torque de 1 kg.m se refere ao momento de força obtido quando uma chave de 1 metro de comprimento recebe uma carga de 1 quilograma-força. Para obter o mesmo momento de força, quanto menor for o comprimento efetivo da chave necessitará de maior carga.

O torque e sua relação com o comprimento dachave

Cada moto, em seu manual de serviço apresenta os valores de torque adequados para os parafusos. Alguns modelos da Yamaha, por exemplo, trazem esses valores do manual do proprietário. Não é possível mencionarmos os valores para cada tipo de moto.

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