Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Cabos de rede
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Cabos de rede


Após a instalação da placa de rede (ou do rabicho) pode ser que você conecte o cabo de rede ao seu dispositivo e nada ocorra. Neste caso, é possível que exista um dos seguintes problemas:

  • O cabo pode estar estragado;
  • Você pode ter conectado o tipo errado de cabo à placa.

Até há pouco tempo atrás, eram utilizados vários padrões de cabos na montagem de uma rede.

  • Cabos de fibra óptica: em que os dados são transportados por meio do envio e recebimento de sinais luminosos propagados através dos cabos. Esse tipo de cabo está em desuso atualmente, já que não é suportado pelo padrão Ethernet;
  • Cabos coaxiais de 10 mm: também chamados de cabos Ethernet grossos ou 10Base5, foram os primeiros cabos utilizados pelo padrão Ethernet. Neles, os dados são repassados por meio de impulsos elétricos, como nas linhas telefônicas. Suporta transmissão de 10 Mbps e necessita de placas Ethernet específicas, com entrada para cabo coaxial, vide imagem abaixo;
  • placa de rede 10Base5 com entrada para cabo coaxial

  • Cabos de par trançado: também conhecidos como cabos 100BaseT, são chamados assim porque cada par de cabos é trançado em grupos que definem a configuração de transmissão de dados. Esses cabos trabalham com conectores RJ-45 e, apesar da utilização há alguns anos de modelos sem blindagem (proteção contra torção), atualmente, é utilizado com a especificação CAT5 blindado.

Ao comprar os cabos para a montagem de sua rede, peça sempre os CAT5 blindados - para ter certeza que está comprando corretamente, observe a área externa do cabo, que deve possuir um decalque com as especificações técnicas do produto, como modelo e blindagem. Os melhores cabos são os fabricados pela Furokawa. Se você optou por montar seu próprio cabeamento, deve comprar também conectores RJ-45 para fazer a ligação dos cabos com as placas de rede.

placa de rede com entrada para conector rj-45

Além disso, tanto para preparar os cabos de maneira correta, quanto para fazer a montagem (também chamada de crimpagem) dos conectores nos cabos, você precisará de um alicate especial, denominado alicate de crimpagem. Se você vai utilizar o equipamento pouquíssimas vezes, pode adquirir um alicate comum, que custa mais ou menos R$ 20,00. O problema é que esses alicates nunca crimpam os cabos muito bem, o que diminui o desempenho da rede e a vida útil dos cabos. Apesar de caros, os alicates profissionais - que custam cerca de R$ 100,00 -, valem a pena se você quer qualidade na montagem de seu equipamento, ou vai fazer utilização em larga escala de seus cabos.

alicate crimpador

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet