Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Redes>>Compartilhamento da Internet pela rede
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Compartilhamento da Internet pela rede


Apesar de ser cada vez mais comum possuir vários computadores em casa ou no trabalho e ligá-Ios em rede, não podemos dizer o mesmo em relação a ter várias linhas telefônicas ou pontos de conexão banda larga em casa. Os custos da instalação dos serviços de banda larga - e mesmo das linhas telefônicas - ainda são suficientemente altos para que se pense duas vezes antes de ter dois modems ou várias linhas telefônicas com acesso discado em uma residência.

Felizmente, é possível utilizar os serviços de rede para compartilhar tanto conexões ADSL quanto linhas discadas entre vários computadores, como se todos estivessem ligados de forma direta à Web. Vamos mostrar como compartilhar, com os passos a seguir, uma conexão ADSL com o AnalogX Proxy, um software gratuito que pode ser baixado em http://www.analogx.com. O programa é bem pequeno (270 KB) e ocupa menos de 1 MB de memória RAM do sistema quando está em funcionamento

  1. Após a instalação do programa, vá ao menu Iniciar> Programas> AnalogX > Proxy e clique em Proxy. Em seguida, clique no ícone verde que fica ao lado da bandeja do relógio e selecione a opção Configure.
  2. Em Services, selecione os serviços que você deseja liberar para compartilhamento. Recomendamos que você compartilhe apenas HTTP (páginas na Web) e FTP (transferência de arquivos), já que os serviços POP3 e SMTP abertos, por exemplo, podem ser facilmente acessados por um hacker através da Internet, transformando seu computador e conexão em ferramentas de spam (e-mails em massa, na maioria das vezes com conteúdos comerciais, que são enviados sem a solicitação do usuário), sem que você nem mesmo saiba.
  3. Por último, clique na opção Net Info, procure pela linha This computer adress e anote o endereço IP que está marcado ali. Acesse, então, as configurações do Protocolo TCP/IP de cada uma de suas máquinas e, em Gateway Padrão, coloque o endereço fornecido pelo AnalogX. Todas as máquinas da rede passarão a utilizar aquela que possui o AnalogX instalado como gateway de acesso à Web. Para desabilitar o acesso dos demais computadores à Internet, clique novamente no ícone verde e escolha a opção Exit a fim de que o compartilhamento seja desabilitado.

Aviso Importante

Ao compartilhar a conexão Web com várias máquinas, fique atento ao contrato de prestação de serviços de seu provedor e às condições de uso da conexão. Na maioria das vezes, conexões compartilhadas, como a criada pelo AnalogX, passam desapercebidas pelos serviços dos provedores. No entanto, alguns serviços, como o Speedy, cobram taxa de conexão se descobrirem que mais de duas máquinas acessam a mesma conexão ADSL.

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade