Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Redes>>Intranet
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Intranet com o IIS


Dentro de uma rede comercial pequena - escritório com dez funcionários ou uma pequena fábrica com alguns ambientes de trabalho distribuídos por um espaço geográfico mais ou menos extenso - uma intranet talvez seja a melhor maneira de compartilhar ou atualizar informações. Com a criação de uma rede interna de informações, fica muito mais fácil gerenciar conjuntos de dados que devem ser vistos por todas as máquinas da rede - com vantagens, inclusive, sobre os comunicados via e-mail, que podem ser considerados uma forma de comunicação um tanto estática.

Com a rede que montamos até aqui - duas máquinas rodando Windows XP, com endereços IP configurados e já interligadas-, é perfeitamente possível construir um sistema eficiente de intranet. Basta utilizar o IIS (Internet Information Service), o servidor Web padrão da Microsoft, que acompanha tanto o Windows 2000 Server quanto o Windows XP Professional. A versão do IIS utilizada no XP é a 5, e são permitidas somente dez conexões simultâneas.

Instalando o IIS

  1. Com o CD do Windows XP no drive, espere que a interface de apresentação seja iniciada. Em seguida, clique em Instalar componentes opcionais do Windows;
  2. Selecione o IIS na lista de programas que é mostrada, clique em Avançar> Concluir. A máquina deve ser reiniciada;
  3. Para ver se o IIS foi iniciado corretamente, digite em seu browser: http://localhost. Aparecerá a página seguinte mostrada na fugura abaixo
  4. tela de abertura do IIS

  5. O diretório padrão do IIS é C:\lnetpub\wwwroot, sendo que tudo o que você deseja exibir na intranet deve ser colocado nesse diretório. Você pode configurar as páginas que serão exibidas por meio do Painel de controle> Ferramentas administrativas> Internet Information Service. Será aberta uma janela de console.
  6. Clique com o botão direito sobre o ícone que representa o computador no qual está instalado o servidor IIS, clicando, em seguida, em Conectar Na janela Conectar ao computador ... , digite o nome da máquina em que foi instalado o IIS.
  7. painel de console ou de comando do IIS

  8. Expanda o diretório Sites da Web. Clique com o botão direito do mouse em Site da Web padrão e, em seguida, em Propriedades. Na aba Site da Web, linha Descrição, dê um nome à sua página. Em seguida, na linha Endereço IP, coloque o IP de sua máquina. Em Porta TCP, vamos definir a porta-padrão para endereços Web e páginas http (80 )

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade