Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Intranet
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Intranet com o IIS


Dentro de uma rede comercial pequena - escritório com dez funcionários ou uma pequena fábrica com alguns ambientes de trabalho distribuídos por um espaço geográfico mais ou menos extenso - uma intranet talvez seja a melhor maneira de compartilhar ou atualizar informações. Com a criação de uma rede interna de informações, fica muito mais fácil gerenciar conjuntos de dados que devem ser vistos por todas as máquinas da rede - com vantagens, inclusive, sobre os comunicados via e-mail, que podem ser considerados uma forma de comunicação um tanto estática.

Com a rede que montamos até aqui - duas máquinas rodando Windows XP, com endereços IP configurados e já interligadas-, é perfeitamente possível construir um sistema eficiente de intranet. Basta utilizar o IIS (Internet Information Service), o servidor Web padrão da Microsoft, que acompanha tanto o Windows 2000 Server quanto o Windows XP Professional. A versão do IIS utilizada no XP é a 5, e são permitidas somente dez conexões simultâneas.

Instalando o IIS

  1. Com o CD do Windows XP no drive, espere que a interface de apresentação seja iniciada. Em seguida, clique em Instalar componentes opcionais do Windows;
  2. Selecione o IIS na lista de programas que é mostrada, clique em Avançar> Concluir. A máquina deve ser reiniciada;
  3. Para ver se o IIS foi iniciado corretamente, digite em seu browser: http://localhost. Aparecerá a página seguinte mostrada na figura abaixo
  4. tela de abertura do IIS

  5. O diretório padrão do IIS é C:\lnetpub\wwwroot, sendo que tudo o que você deseja exibir na intranet deve ser colocado nesse diretório. Você pode configurar as páginas que serão exibidas por meio do Painel de controle> Ferramentas administrativas> Internet Information Service. Será aberta uma janela de console.
  6. Clique com o botão direito sobre o ícone que representa o computador no qual está instalado o servidor IIS, clicando, em seguida, em Conectar Na janela Conectar ao computador ... , digite o nome da máquina em que foi instalado o IIS.
  7. painel de console ou de comando do IIS

  8. Expanda o diretório Sites da Web. Clique com o botão direito do mouse em Site da Web padrão e, em seguida, em Propriedades. Na aba Site da Web, linha Descrição, dê um nome à sua página. Em seguida, na linha Endereço IP, coloque o IP de sua máquina. Em Porta TCP, vamos definir a porta-padrão para endereços Web e páginas http (80 )
  9. Na aba Documentos, clique em Ativar documento padrão. No campo abaixo, selecione a página que você deseja configurar como a página-padrão, excluindo as seguintes.
  10. configuração da página inicial no IIS

  11. Podemos adicionar um sistema de login à nossa intranet. Para fazer isso, clique na aba Segurança de diretório > Editar .... Desabilite a opção Acesso anônimo e selecione a opção Autenticação básica (a senha é enviada em texto não criptografado).
  12. configuracção de autenticação no IIS

  13. Clique, em seguida, na opção Autenticação do Windows integrada, para utilizar as senhas de usuários do Windows. Você também pode criar um usuário-padrão intranet em seu Windows, para que todos os usuários conectem-se por meio dessa conta. Clique em OK e feche o console do IIS.

Para acessar a sua intranet a partir de outras máquinas, inicie o Internet Explorer e digite o endereço:

http://endereço.de.ip.da.sua.máquina

Se o IP não funcionar, substitua-o pelo nome da máquina:

http://nome_da_máquina

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet