Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Montagem de cabos de rede
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Montagem de cabos de rede


Primeiramente, veja o tamanho desejado para cada cabo (você pode usar uma fita métrica para auxilia

á-Ia). Um cabo de rede, teoricamente, pode ter extensão de até 100 m - na prática, o ideal é trabalhar com comprimentos de até 50 m. Lembre-se: quanto maior o cabo, mais enfraquecido o sinal de rede chegará ao destino.

Após medir o cabo, corte-o com um alicate fino e bem afiado. Nada de facas (principalmente as de cozinha) ou canivetes: você pode danificar a blindagem e os pares de fios que compõem o cabo.

corte de cabo de rede com tesoura

Na ponta do cabo, com a ajuda da lâmina que acompanha o alicate, retire a capa plástica de isolamento, deixando um espaço de, aproximadamente, 2,5 cm entre a ponta e o corpo do cabo.

Prepare os fios para serem inseridos no conector, obedecendo à sequência de cores desejadas (veja mais adiante os diferentes tipos de combinação possíveis). Após ajustar os fios, corte as pontas com o alicate de crimpagem (é aqui que você vê a diferença entre um alicate bom e um ruim) para que todos fiquem alinhados e sem rebarbas.

pontas dos cabos de rede cortadas

Segure firmemente as pontas dos fios e insira-os cuidadosamente no conector, observando se estão em sua posição correta.

inserção dos fios no conector rj45

Insira o conector, já com os fios encaixados, dentro do alicate crimpador e pressione-o até o final. Se o seu alicate for de boa qualidade, você não necessitará de muita força.

crimpagem dos fio no conector rj45

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet