Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Redes>>Rede ponto a ponto
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Como construir uma rede ponto-a-ponto


Em situações muito simples - ligar um computador com Windows a outro para compartilhar arquivos e recursos -, ou emergenciais - "preciso de um arquivo que está nessa máquina em uma hora, mas ele não cabe em um disquete e não quero remover o HD porque dá muito trabalho" -, pode não ser preciso planejar a rede tão minuciosamente, nem testar os cabos e cada dispositivo da rede.

Nesses casos, basta seguir o passo-a-passo que preparamos para redes ponto-a-ponto de duas máquinas. Com ele, você pode montar toda a estrutura de uma rede, desde a montagem dos cabos até a configuração dos IPS, em uma hora ... ou menos.

Lista do Material necessário para a rede ponto-a-ponto:

  • uma trena ou fita métrica;
  • um pedaço de giz;
  • uma ou duas placas de rede (se os computadores não possuírem esses dispositivos) e
  • rabichos (se você possui placas de rede onboard desabilitada).

Tempo estimado: 10 minutos

Como construir a rede ponto-a-ponto

  1. Primeiro, dê uma olhada na parte traseira das máquinas e observe se existem saídas RJ-45 à mostra. Se sim, significa que você possui uma placa de rede em sua máquina.
  2. Se você não encontrou nenhum dispositivo de rede, será necessário abrir sua máquina. Depois de abri-la, observe se há um slot PCI (encaixe branco) livre para instalar a placa de rede;
  3. slots pci na placa mãe

  4. Havendo o slot, retire o protetor metálico que fica na parte traseira do gabinete. Em seguida, encaixe a placa no slot, direcionando a entrada RJ-45 para a saída da CPU. Lembre-se de parafusar a placa para evitar que ela se solte.

placa de rede colocada no slot pci

  1. Caso suas placas de rede sejam onboard, então você deve ter os rabichos. Nesse caso, consulte o tópico placas, para ter mais informações a respeito da instalação de rabichos em placas com rede onboard.
  2. Em seguida, com a fita métrica ou a trena, veja a distância entre as duas máquinas e marque os pontos em que ficarão as extremidades dos cabos com um giz.

Montagem dos cabos

Material necessário:

  • cabo de rede CAT5 (com um "extra" de alguns centímetros dos números medidos anteriormente);
  • conectores RJ-45;
  • alicate de crimpagem.

Tempo estimado: 20 minutos.

Como fazer a montagem dos cabos

  1. Corte e descasque a proteção plástica dos cabos, como mostrado no tópico montagem dos cabos. Se o seu alicate de crimpagem for de má qualidade, realize essa tarefa com um canivete afiado ou uma faca de corte;
  2. Faça a montagem dos cabo. Como nossa ideia é interligar dois computadores de forma direta, devemos montar um cabo crossover;
  3. Faça a fixação dos conectores (crimpagem) nas extremidades do cabo. Basta inserir a ponta do cabo com o conector no alicate e fazer pressão.

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet