Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Redes>>Windows XP como servidor
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Uma alternativa simples: o windows XP como servidor


Se tanto o Windows 2000 quanto o Linux não resolveram seu problema, seja por causa do preço, por problemas de configuração, ou mesmo pela complexidade da configuração e administração dos serviços, incompatíveis com uma rede de até dez máquinas (limite de conexões aceito pelo Windows XP Professional), você pode montar um servidor de rede com o Windows XP.

Construindo um servidor de arquivos

Para criar um servidor de arquivos no Windows XP, precisaremos somente das ferramentas e serviços que são instalados com o próprio XP. Como já mostramos a maneira de configurar as placas de rede, vamos nos concentrar somente em uma maneira mais avançada de criar os compartilhamentos de arquivos, diferente da que mostramos no Protocolo SMB ou SAMBA.

  1. Primeiramente, vamos habilitar as configurações avançadas do protocolo SMB. Para isso, vá até o Windows Explorer > Ferramentas > Opções de pasta e clique, em seguida, na aba Modo de exibição, desmarcando a opção Usar compartilhamento simples de arquivo.
  2. Em seguida, selecione a pasta, partição ou disco rígido que deseja compartilhar com toda a rede e, com o botão direito do rnouse, clique em Compartilhamento e segurança, na aba Compartilhamento.
  3. Depois, clique em Compartilhar esta pasta e dê um nome ao compartilhamento. Em Limite de usuários, você pode deixar marcada a opção Máximo permitido, a não ser que deseje criar um compartilhamento restrito para um ou dois usuários.

Reforço na segurança

É possível reforçar a segurança criando permissões de acesso para cada usuário. Isso é interessante, por exemplo, em grupos nos quais o administrador da rede trabalha como centralizador de um projeto que só poderá ter os arquivos atualizados ou alterados por ele. Primeiramente, no entanto, vamos adicionar os usuários ao servidor.

Próxima

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade