Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Redes>>Teste Lógico de rede
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Teste lógico de rede - o ping


Por mais que inventem ferramentas mais sofisticadas, a melhor maneira de verificar se uma conexão de rede entre duas ou várias máquinas interligadas por um switch está funcionando é o ping, um aplicativo que acompanha as redes de computadores desde os seus primórdios. Existem várias maneiras de utilizar o ping:

  1. Para descobrir se sua placa de rede ou cabo está funcionando, clique em Iniciar> Executar (ou abra o Prompt do MS-DOS) e digite ping 192.168.0.1 (ou o seu endereço IP). Se sua placa de rede estiver funcionando, você verá uma mensagem do tipo "Resposta de 192.168.0.1". Caso sua placa de rede não esteja funcionando, você receberá o aviso "Esgotado o tempo limite do pedido"
  2. Se você quer saber se a placa de rede de uma outra máquina está funcionando, ou se ela está ligada à rede no momento, digite ping + IP da máquina;
  3. Para descobrir se sua rede possui conexão à Internet, digite ping + endereço de uma página da Internet. Prefira sites grandes, com vários servidores e que não costumam sair do ar, como UOL ou Google O comando ficaria assim: ping www.uol.com.br

Se você não conseguir resposta a partir de uma máquina qualquer, repita o processo na máquina que serve de gateway - uma das placas de rede dela pode estar com problemas, e não a Internet. Se a Internet parecer normal, teste no Windows o endereço IP da placa que liga o gateway à sua rede. Para isso, vá até Painel de controle> Conexões de rede> Propriedades. Na janela que surgir, selecione em Protocolo TCP/IP > Propriedades > Configuração alternativa, procure por Gateway padrão e veja se há uma resposta.

Ping como teste de velocidade

Se após a montagem da rede, a conexão estiver muito lenta, é possível utilizar o ping para testar a velocidade. Para isso, digite:

ping -w 2 (endereço IP)1

A opção -w, seguida de um número, indica os milissegundos que o sistema deve aguardar para o retorno de uma requisição.

Em uma rede interna, o correto é que seja mostrada a indicação tempo < 1ms (tempo menor que um milissegundo). Já os resultados de pings direcionados para redes externas ou servidores Web dependerão muito do tipo de conexão com a Internet utilizada por sua rede, bem como da velocidade atual dessa conexão (nas linhas discadas e conexões ADSL, como o Speedy da Telefônica, em São Paulo, a velocidade do acesso costuma variar bastante).

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet