Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Usuários
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Usuários da rede


Sem usuários, não haveria a necessidade de se ter estações de trabalho, nem serviços de rede, nem um administrador para vigiá-Ios ... Ter uma política de usuários bem-definida não ajuda só a manter a rede e seus recursos em ordem - o que já seria grande coisa -, pois a própria segurança das dependências da rede, das informações contidas em estações de trabalho e dos e-mails que trafegam pelos cabos e compartilhamentos depende da maneira como os usuários foram vistos no momento da construção da rede.

Embora a política de usuários do XP seja razoavelmente segura - na verdade, são os usuários e responsáveis pelas redes que, em nome da facilidade, simplesmente deixam de fazer as devidas configurações -, ela tem alguns pontos negativos. Redes formadas somente por máquinas rodando Windows XP, contrariando as recomendações da própria Microsoft - que prevê um servidor PDC (Primary Domain Controller, ou Controlador Primário do Domínio) rodando Windows 2000 Server/Windows Server 2003 em todos os exemplos de rede que prognostica em seus manuais -, têm problemas com o gerenciamento de usuários.

Apesar de os compartilhamentos de arquivos, ou da Web, funcionarem perfeitamente com o uso do XP, nunca poderemos saber realmente quais recursos são mais utilizados por determinados usuários. Sem um verdadeiro gerenciador de PDC, como o Active Directory, do Windows 2000, ou o Samba 3.x, do Linux, praticamente não há como o administrador realizar um controle mais efetivo dos usuários da rede, nem criar logs (listas de acesso), uma vez que estes se baseiam nessas informações.

Para redes com essa necessidade, mostraremos, a seguir, como criar usuários no Windows 2000 Server e no Linux. As maneiras de monitorar usuários e criar logs pessoais serão exploradas com mais detalhes no tópico Administração dos discos de redes.

Usuários no Windows 2000/ 2003

Se você já tem uma rede com máquinas rodando Windows XP e não pretende abrir mão da plataforma da Microsoft, mas, ao mesmo tempo, quer aumentar o nível de segurança, terá de instalar o Windows 2000/ 2003 (isso inclui comprar a licença desse servidor...) e criar sua política de usuários a partir dele.

1. Não existe, por enquanto, uma ferramenta simples que permita a migração de toda a base de usuários de um servidor XP para um PDC Windows 2000, ou seja, será necessário criar toda a base de usuários novamente. Para isso, no Windows 2000, vá ao Painel de controle> Ferramentas administrativas> Gerenciamento do computador, já que este é o caminho mais simples para criar uma base de usuários no Windows 2000 sem ter de instalar o Active Directory (o que equivaleria a 100 MB de RAM em uma rede de 13 máquinas que estivesse em plena atividade).

2. Em seguida, clique, à esquerda, sobre Usuários e grupos locais e, em seguida, na pasta Usuários.

3. Com o botão direito do mouse, clique sobre qualquer espaço em branco da área da direita da tela e, em seguida, na opção Novo usuário.

4. Preencha os campos de informação do usuário, além de gravar uma senha. Se sua empresa não tem por política utilizar senhas padrão para todos os funcionários (decisão que é muito inteligente) ou ter acesso às senhas de todos os usuários, você pode utilizar uma combinação simples (como abc123) e, logo depois, clicar em O usuário deve alterar a senha no próximo logon. A senha digitada pelo usuário após o logon seguinte passará a ser a senha-padrão. Essa alteração terá de ser feita diretamente no servidor 2000, já que não montamos um PDC utilizando Active Directory e, portanto, não haverá integração entre os usuários locais e os de rede.

5. Clique em Criar para habilitar o usuário. Para inserir os usuários restantes, basta começar a preencher os campos novamente, clicando em Criar sempre que quiser passar para a configuração

Próxima

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet