Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Usuários
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Usuários da rede

parte 2


Anterior

de outro usuário e, para terminar, aperte o botão Fechar.

6. Se a política de sua empresa, no entanto, consiste em que o administrador da rede tenha controle sobre todas as senhas de usuários, desabilite o campo O usuário deve alterar a senha no próximo logon. Em seguida, clique em O usuário não pode alterar a senha e em A senha nunca expira.

7. Aproveite para excluir o usuário IUSR_nome do servidor. Essa conta, padrão do sistema Windows, permite o acesso anônimo a recursos de rede e, até mesmo, a alguns recursos de configuração, sendo especialmente visada por crackers que querem invadir redes Windows. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do usuário e, em seguida, em Excluir> OK.

Criando e editando grupos de trabalho

Criados os usuários, temos de inseri-Ios em um grupo. Na árvore à esquerda, clique na pasta Grupos. Nela, você pode organizar os usuários da rede em grupos, definindo permissões e comportamentos para cada um deles. Para ter um exemplo, vamos utilizar o grupo Administradores.

1. Clique duas vezes sobre este grupo e insira apenas a sua conta de Administrador. Se teve necessidade de criar um usuário com funções administrativas para não utilizar a conta de Administrador a todo momento (o que é recomendável), e agora quer inseri-Io no grupo de Administradores, basta clicar no botão Adicionar. Em seguida, escolha a conta criada por você, clique novamente em Adicionar e, para finalizar, clique em Aplicar> OK.

2. Se você deseja criar um novo grupo de usuários, como, por exemplo, Finanças ou Suporte, clique no espaço em branco com o botão direito do mouse e clique em Novo grupo. Após preencher os campos descritivos, selecione a opção Adicionar, escolha o usuário, clique novamente em Adicionar e termine clicando em Criar> Fechar.

Usuários no Linux

Tanto no Slackware Linux, quanto no Kurumin, o processo de criação de usuários é o mesmo e - acreditamos - mais simples que no Windows 2000, já que basta utilizar um comando que nos guiará na criação do usuário por meio de um script de texto.

1. Como root, digite o comando: adduser nome_ do_ usuario como, por exemplo: adduser joao

2. Na linha seguinte, você pode definir um número de identidade para o usuário, porém, se não quiser definir nenhum, bastar apertar a tecla Enter. Na próxima linha (Initial group), defina o grupo users. Não marque nada em Additional groups, já que não criamos os grupos.

3. O próximo passo (Home directory) diz respeito ao diretório particular que será atribuído a cada usuário, e no qual ele terá permissão total tanto de leitura quanto de escrita de arquivos. Em nosso caso, digitamos:/home/joao

4. Se quisermos permitir que o usuário tenha acesso, via linha de comando, ao servidor, devemos responder ao passo Shell, digitando /bin/bash ou /bin/sh.

5. Em Expiry date, definiremos até quando essa senha de usuário será utilizável. Para isso, é necessário utilizar o formato YYYY-MM-DD (ano, mês e dia). Como em: >2009-12-09 em que mostramos que a conta de usuário irá durar até 9 de dezembro de 2009.

6. Aperte Enter para criar a conta e não preencha as informações requeridas a seguir, como nome completo e telefone de casa.

7. Em Password, digite a senha que quer atribuir para o novo usuário (mínimo de cinco dígitos, máximo de 127). Repita a senha e terá criado o usuário.

Criando grupos no Linux

Se sentir necessidade de criar grupos diferentes dos padrão, como users e root, siga estes passos:

1. Digite o comando:

groupadd -g 34 -o nome_do_ grupo

em que -g 34 de um número define um GID (Group Identify) para o grupo a ser criado - ao contrário do que ocorre com a criação de usuários avulsos, é obrigatório atribuir um número de identidade a um grupo.

2. Digite o nome do seu grupo após a letra -o, como em:

groupadd -g 38 -o financeiro

3. Para adicionar um usuário a um grupo, devemos editar o arquivo /etc/group. Assim:

vi /etc/group

4. Localize, então, a linha do grupo recém-criado e aperte a tecla I para editá-Ia, colocando, separados por vírgulas e sem espaços, os nomes dos usuários integrantes do grupo, como, por exemplo:

financeiro::38:root,ademir,antonio,mario

Salve o arquivo apertando a tecla Esc, digitando o comando :wq e, em seguida, teclando Enter.

5. Para saber se os usuários foram inseridos no grupo, digite o comando:

id nome do usuario

O resultado deve ser parecido com este:

uid=1000(ademir) gid=100(users)

groups=100(users), 32 (financeiro)

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet