Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Redes>>Windows Server
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

O Windows Server

parte 2


Anterior

Mas existem algumas particularidades, principalmente na hora de instalar os recursos de servidor, que fazem com que o sistema ganhe em desempenho e, principalmente, em segurança.

1. Ao iniciar a instalação do Windows 2000 Server pelo CD, você deverá particionar o disco e/ou preparar a partição selecionada com um determinado sistema de arquivos. Se você já possui uma partição em que guarda seus arquivos no disco rígido, é possível fazer com que todas as informações sejam mantidas no mesmo lugar, excluindo e formatando apenas o disco de sistema. Para fazer isso, na tela de particionamento que vem após as boas-vindas, selecione a partição na qual estava o sistema velho.

2. Em seguida, aperte a tecla D (Excluir Partição) e confirme, apertando a tecla L. Em seguida, utilize o espaço livre (espaço não particionado) para criar a partição do Windows 2000, pressionando a tecla C. Selecione a nova partição e aperte a tecla Enter para utilizá¬Ia na instalação do Windows 2000.

3. Ao ser perguntado sobre a escolha do sistema de arquivos, prefira FAT32. Apesar de ser relativamente mais seguro e ocupar menos espaço em disco, já que possui opções de criptografia e compactação de arquivos, o sistema NTFS é muito mais lento do que o FAT, o que é negativo para um servidor.

4. Após a formatação dos discos e a instalação dos arquivos básicos de sistema, o computador é reiniciado. Em Componentes do Windows 2000, devemos selecionar os componentes e servidores que desejamos instalar. Instale apenas os serviços que serão úteis a você e descarte os demais, seja por motivo de desempenho, seja por segurança - quando não instalados, alguns desses serviços passam a funcionar de forma automática, o que, para um servidor Web ligado diretamente à Internet, significa muitas portas abertas para a invasão de crackers ou de script kiddies (crackers não muito bem preparados e sem conhecimentos técnicos, mas, normalmente, com muita "força de vontade").

5. Para um servidor que simplesmente compartilhará arquivos em uma rede interna, recomendamos a escolha dos seguintes componentes:

  • Depurador de Scripts;
  • Ferramentas de gerenciamento e monitoria (todas);
  • Em Serviços de rede, selecione apenas a opção Serviço TCP/ IP simples

menu de configuração de serviços de rede

Limpeza de serviços

Após a instalação do sistema e feito o primeiro boot. ainda devemos desconfiar de algumas configurações-padrão do Windows 2000, principalmente ao notar que um Pentium 4, com 256 MB de RAM, rodando apenas as configurações de rede TCP/IP básicas e os compartilhamentos de arquivos, "comporta-se como uma carroça".

Próxima

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet