Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Google
Início >>Categorias>>Silk screen>>Emulsão fotográfica
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Emulsão fotográfica no silk screen


Um dos processos também muito usados para o transporte do desenho ou motivo para a matriz é o da insolação fotoquímica, também chamado transporte fotográfico feito com o auxílio de emulsões fotográficas.

Essas emulsões, sensíveis à luz, são constituídas de dois elementos: a emulsão propriamente dita e o sensibilizante.

São três os tipos de emulsão encontradas todas no comércio brasileiro: hidrofoto, plastifoto e diazo.

Hidrofoto

É uma emulsão de cor laranja, à base de cola, para ser usada na impressão de motivos coloridos com tintas à base de água, sendo resistente à água.

Plastifoto

Emulsão de cor azul, à base de álcool polivinílico, usada para impressão de motivos coloridos com tintas sintéticas ou vinílicas, sendo resistente a solventes.

Diazo

Emulsão de cor violeta ou roxa, da mesma família da plastifoto, não sendo usada, portanto, com tintas à base de água. É resistente a solventes.

Como preparar a emulsão

Quando adquirida, a emulsão está pura, sem o sensibilizante, que vem num frasco à parte, podendo ser em forma líquida, à base de bicromato de amônio, ou em pó, à base de diazo.

A proporção exata para a mistura é sempre de um vidro de emulsão (1 litro) para um frasco de senslbillzante (90 ml). Como, porém, sensibilizada a emulsão, sua duração para uso passa a ter um prazo limitado, aconselha-se a proceder a sensibilização da quantidade que se for usar, da maneira como passaremos a explicar, em seguida.

Para hidrofoto e plastifoto:

  1. misturar 1 parte de sensibilizante liquido para 9 partes de emulsão, evitando formar bolhas;
  2. aguardar 2 horas para proceder à aplicação da emulsão já preparada na matriz;
  3. quando a aplicação não for feita imediatamente, conservar a emulsão sensibilizada em recipiente bem fechado e em ambiente fresco, podendo ser usada até o prazo máximo de uma semana, sem que haja alteração no teor de sensibilização.

Para diazo:

  1. misturar água quente ao pó contido no recipiente do senslbilizante, em quantidade suficiente para formar uma solução pastosa;
  2. encher o restante do recipiente com água fria de modo a tornar a solução pastosa em líquida;
  3. misturar o líquido sensibilizante à emulsão, sempre na proporção de 1 parte de sensibilizante para 9 partes de emulsão;
  4. aguardar 2 horas para usar a emulsão já sensibilizada;
  5. sensibilizada a emulsão, guardar em lugar fresco e escuro, onde se conservará inalterada durante o prazo de 2 meses; se guardada em refrigerador, este prazo se prolongará até 4 meses.

Feita a sensibilização acima descrita, a emulsão fica sensível à luz, por isso não deve ser passada na tela em ambiente com iluminação comum, mas sim de luz fraca ou laranja.

Veja também:

Google

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet