Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Como fazer um site>>Como escolher o blog certo para criar um site
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Escolhendo o blog certo para fazer um site - a plataforma de blog


Você escolheu fazer seu site a partir de um blog. Essa é uma boa decisão dada a quantidade de recursos que blogs como o WordPress permitem.

Mas o WordPress não é a única opção ao faramos em blog. Na verdade, existem várias outras e agora a questão é: qual o melhor blog ou plataforma de blog para eu criar meu site?

Além dessa questão outras irão automaticamente surgir como: devo utilizar um blog hospedado gratuitamente ou obter o meu próprio domínio? Quais são os prós e os contras de usar um blog em detrimento de outro? Eu poderia começar em um serviço gratuito de blogs e depois atualizar mais tarde para outro particular?

Estas são apenas algumas das questões típicas que você ao decidir criar um site a partir de um blog deve decidir

As plataformas de blog

Vale a pena gastar um tempo decidindo as questões acima. Existem muitas plataformas e mecanismos de blog competindo, variando muito em termos de capacidade, complexidade, preço e popularidade.

Embora você possa alterar a sua plataforma de blog em um momento posterior e muitas delas forneçam meios para mover o seu conteúdo, em geral existem questões técnicas envolvidas, tempos e, às vezes, custos.

Qual o melhor tipo de blog é uma questão de escolha individual, mas existem algumas questões que você pode responder que tornam mais fácil decidir.

Quais são os seus objetivos ao usar um blog para criar um site?

Provavelmente a coisa mais importante a fazer quando se inicia o processo de escolher um mecanismo de blog é considerar seus objetivos.

É claro as pessoas criando um site pela primeira vez podem ter alguma dificuldade para compreender seus reais objetivos. Mesmo assim vale a pena tentar descobri-los:

  • O site é um interesse passageiro ou algo para longo prazo?
  • O site é para negócio ou apenas pessoal?
  • Irei querer exibir propagandas nele?

Alguns tipos de blog, como o Blogger por exemplo, são muito mais adequados para quem quer criar um site por hobby enquanto outros tem mais recursos profissionais, como o Wordpress.

Quanto dinheiro você pode gastar para fazer um site?

Como a maioria das coisas na vida, plataformas de blog variam do grátis a um custo bem alto, dependendo do que você pretende usar.

Existem duas coisas que você pode ter de pagar ou podem ser grátis, dependendo da sua escolha:

  • O software do blog ou os recursos que você irá utilizar;
  • A hospedagem mensal do seu blog

Há também, possivelmente, um custo adicional para obter um template personalizado e programação de recursos específicos. A maioria das pessoas começam com templates grátis e ajustam-nos para atender seus objetivos.

Algumas plataformas, como o Blogger e WordPress, oferecer um serviço com tudo incluído: a plataforma, um único endereço na web e hospedagem de graça.

Outras plataformas são software para download que você tem que instalar e hospedar por sua própria conta. Assim, embora elas oferecem uma plataforma de graça, você precisa hospedá-la e registrar um domínio. Outras ainda podem cobrar por uma licença para a plataforma, dependendo de quantos blogs você criou, ou se eles são para fins lucrativos ou não

Próxima

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet