Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>Categorias>>Como fazer um site>>Como escolher o blog certo para criar um site
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Escolhendo o blog certo para fazer um site - a plataforma de blog

parte 2


Anterior

Qual sua habilidade técnica para criar um site?

Este é um fator crucial a considerar ao escolher uma plataforma de blog. Se você nunca teve qualquer experiência na criação de um blog ou site antes e não é uma pessoa com aptidão para essa área, existem plataformas de blog e instalações que serão muito mais adequadas às suas necessidades do que outras.

A outra opção, é claro, é encontrar alguém que seja capaz de criar um site para você mas esse não deve ser o seu objetivo ao ler nossos artigos.

Uma das grandes vantagens sobre blogs é que existe um incrível número de sites e fóruns dedicados a ajudar as pessoas a tirarem o máximo proveito de seus blogs.

Qual plataforma de blog as pessoas estão usando para criar sites?

Embora o seu blog seja uma escolha individual e deva se encaixar com o seu próprio estilo, vale a pena olhar ao seu redor para ver o que os outros estão usando, em particular pessoas que você conhece bem.

Ao longo dos últimos anos, diferentes plataformas de blog vêm e vão e você. E é grande a possibilidade que isso irá continuar a acontecer no futuro.

De longe a plataforma de blog mais popular para quer desenvolver um site profissional é o WordPress.

Blogs hospedados gratuitamente ou não?

Existem dois tipos principais de plataformas de blogs: software que você instalar e hospedar e serviços on-line que hospedam gratuitamente seu blog.

Blogs hospedados gratuitamente

Este é o tipo de blog que muitas pessoas começam ao criar um site, simplesmente porque são rápidos, fáceis e em geral grátis. As mais populares dessas plataformas de blog são o WordPress.com e o Blogger.

Essas são plataformas de blog hospedadas gratuitamente porque eles armazenam seu blog no domínio delas próprias. É um processo de configuração muito fácil e você terá um endereço na WEB que será uma combinação do endereço delas com o seu. Por exemplo, no popular WordPress.com um blog se chama seu_endereço.wordpress.com

Embora este seja o padrão das hospedagens gratuitas de blogs, muitas vezes você tem a opção de pagar uma taxa para usar o seu próprio domínio. Isso é algo que vale a pena considerar se você quer criar um site profissional.

As principais vantagens de usar uma hospedagem de blog gratuita são as seguintes:
  • De graça ou muito baratas;
  • Rápido e fácil de configurar. A maioria dos tipos de blogs podem ser configurados com um template padrão em minutos. As hospedagens gratuitas são ideais se você não sabe nada ou muito pouco sobre o lado tecnico dos blogs;
  • Atualização automática;
  • SEO amigáveis: uma das vantagens das hospedagens gratuitas de blogs é que elas já têm uma grande quantidade de links apontando para elas e por isso atraem muito tráfego para o seu blog
Por outro lado, existem desvantagens nas hospedagens gratuitas de blogs
  • Menos possibilidades de configurações. Isso pode ou não ser um problema para você;
  • Templates limitados. Com isso muito blogs hospedados gratuitamente são muito parecidos uns com os outros;
  • Você na verdade não é o proprietário do seu blog. Embora você crie conteúdo próprio, o endereço não é tecnicamente (e legalmente) seu e você fica na mão das plataformas quanto ao seu blog estar funcionando ou não;
  • O domínio não é personalizado o que não dá uma aparência profissional;
  • Em uma eventual migração de plataforma você provavelmente irá perder uma grande parte dos seus visitantes

Próxima

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet