Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>TV por assinatura >>O que é IPTV
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

IPTV: o que é e suas vantagens


IPTV é a sigla para Internet Protocol Television (ou em português, Televisão por Protocolo de Internet). É uma tecnologia de transmissão de sinais televisões para aparelhos de TV, computadores, celulares, etc., através da internet. Daí o seu nome, IPTV.

Seu crescimento é impulsionado pelo aumento da velocidade da Internet devido ao crescente uso de cabo de fibra ótica.

Existem programas tanto para SMART TVs, quanto para computadores e celulares que exibem os canais na tela. Para TVs mais antigas é necessário usar um set top Box (receptor IPTV) que transformará o sinal recebido através da internet em sinal capaz de ser visualizado na tela. É possível encontrar esse equipamento por menos de R$ 100,00 em lojas de eletrônicos. E o uso do set top Box (ou receptor IPTV) ainda tem uma outra vantagem: transforma a TV simples em SMART TV!

Como funciona a IPTV

Para funcionar bem, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS para garantir a qualidade do canal recebido. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 10 mbps, aproximadamente quatro deles serão consumidos quando estiver usando IPTV e o restante está disponível para as demais aplicações que acessam a Internet. O som e a imagem são enviados por streaming, tal como o Youtube e Netflix.

A IPTV não precisa de um computador para funcionar. Com baixo custo de uso e maior potencial de inovação, a tecnologia IPTV, que permite ver televisão digital com o uso da estrutura da internet, vem ganhando espaço.

IPTV, crescendo e crescendo

Algumas vezes acabamos tendo noção do crescimento do uso de uma tecnologia por via indireta, ou ilegal como é esse o caso.

Pesquisa feita por uma consultoria (Sandvine) aponta que o tráfego gerado por sinais pirata de IPTV supera o volume de downloads irregulares via torrents.  A consultoria especializada em redes monitorou o tráfego de Internet fixa no mercado norte-americano durante o mês de agosto e levantou que 6,5% das casas dos Estados Unidos e no Canadá possuem dispositivos que se conectam com sites e serviços vinculados à distribuição de sinal pirata IPTV. Segundo a pesquisa, a parcela se traduz em sete milhões de "assinantes" de serviços irregulares de conteúdo multimídia através de IPTV.

Na prática, isso significa que 6% de todo o volume de tráfego dos dois países está associado com serviços pirata de IPTV. Para uma comparação, no mesmo período, o tráfego gerado por downloads de torrents chegou a apenas 1,73% do total.

A pesquisa também observou que os acessos dos serviços irregulares de IPTV  crescem nos períodos em que o tráfego vinculado a YouTube e Netflix diminui — provavelmente durante eventos esportivos e de entretenimento ao vivo ou exclusivos da TV paga (por assinatura ou por cabo).

Chama também a atenção, de acordo com a pesquisa, que os equipamentos associados ao uso de sinais piratas de IPTV sejam customizados em grande maioria:

  • 95% dos acessos partiu de HTPCs (“home theater personal computers” - computadores pessoais para home theater) e set top box  caseiras;
  • 2% e 3%, respectivamente, partiram de dispositivos com Kodi (programa muito comum para assistir IPTV) ou os modelos da Roku (tipo de set top box da Xiaomi).

Ou seja, a IPTV está crescendo em países com internet rápida e barata. Na medida em que a Internet no Brasil aumentar de velocidade e diminuir de valor, mais e mais pessoas abandonarão a TV por assinatura e/ou os receptores piratas e passarão a usar a IPTV.

Prevendo o que poderá acontecer, as operadoras de Internet no Brasil, na contramão do resto do mundo, quase conseguiram que fosse aprovada lei com pacotes de internet limitados. Felizmente a grita popular foi tanta que o Congresso não aprovou esse absurdo.

Conteúdo da IPTV

Não há como prever qual será o conteúdo de um canal IPTV: algumas emissoras transmitem exatamente o mesmo conteúdo da TV aberta ou da por assinatura, outras não. Cada caso é um caso. Outras transmitem filme por demanda, adquiridos pelos clientes.

Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que só se conseguia fazer com computador e internet.

Deste modo, você poderá fazer comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite obrigatoriamente de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão ou celular conectado a um serviço de IPTV.

Desvantagem da IPTV

Nem, tudo são flores na IPTV. É claro, ela apresenta algumas desvantagens:

  • Delay grande na transmissão: todo mundo está comemorando um gol enquanto você ainda está esperando o jogador bater a falta...
  • Se você usar uma lista de canais IPTV gratuita, ela tende a travar muito mais que uma paga (grande número de acessos simultâneos é o principal motivo) e o autor pode simplesmente excluí-la sem lhe dar qualquer satisfação;

 

 

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet