Fazer Fácil, o maior site de ensino de coisas práticas do Brasil
Pesquisa Personalizada
Início >>TV por assinatura>>Servidor de IPTV
Fazer Fácil também está no Twitter Fazer Fácil também está no Youtube

Servidor IPTV: o que é


Ao adentrar no universo do IPTV você irá escutar algumas vezes o termo “servidor IPTV”. Pois bem, o servidor IPTV é um (ou vários) computador parrudo responsável por fazer todo o processamento do áudio e vídeo, de múltiplas fontes, converte-los em canais e transmiti-los via IPTV.

É por meio de um ou vários servidores IPTV que você irá assistir os canais contidos em sua lista IPTV. Pense no Youtube ou na Netflix: eles, na prática, são servidores de streaming (milhares ao mesmo tempo), o mesmo tipo de servidor que disponibiliza o IPTV.

Felizmente se você só quer assistir canais, não precisa saber muito mais sobre servidores. Basta apenas saber que uma das possíveis causas para os canais IPTV travarem é que os servidores que os transmitem pode estar sobrecarregados.

Uma lista de canais IPTV nada mais é do que uma lista com o endereço (url) de vários servidores IPTV e, eventualmente, informações necessárias para acessá-los.

Como já vimos, não é necessário você entender de servidor IPTV para assistir canais de uma lista. No entanto, caso você queira:

  • Criar um sistema interno de TV para exibição de canais, divulgação de informações, etc;
  • Criar uma locadora local ou Pay-per-view IPTV;
  • Divulgar seus produtos e serviços em uma plataforma IPTV;
  • Construir uma grande ideia nova ou aplicativo que funcionaria bem em IPTV;
  • Montar uma estrutura de treinamento em vídeo;
  • Montar uma “netgato”;
  • Etc...

Precisará ter um bom conhecimento de como montar (ou contratar) um servidor IPTV e o que levar em conta. São tantos os fatores e complexidades que não nos aprofundaremos no assunto.

Melhor servidor IPTV

O melhor servidor IPTV para quem apenas vai assistir canais é aquele bem dimensionado, que não fica sobrecarregado e não trava, precisando ser reiniciado toda hora. A qualidade da transmissão de um canal IPTV será tão boa quanto bem montado e dimensionado for o servidor que o transmite.

Portanto, muito cuidado ao comprar listas de canais IPTV pagas se os servidores que transmitem os canais não forem bons.

Como montar um servidor IPTV

São tantos os detalhes necessários para montar (ou alugar) um servidor de IPTV que não iremos nos alongar no assunto. Uma pesquisa no Google irá mostrar o que falamos.

Antes de pensar em fazer isso você deve:

  1. Ter um projeto claramente definido do que vai fazer;
  2. Decidir entre montar a infraestrutura ou contratar os serviços de um prestador;
  3. Caso decida montar, escolher entre aplicativos opensource ou pagos;
  4. Estar preparado para resolver os problemas que irão surgir no caminho...

Veja também:

Pesquisa Personalizada

Fazer Fácil - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet