Materiais para revestimento de paredes

Vinílico

O vinílico destinado a forrar paredes é constituído por PVC com base de papel ou tela. Pode ser impresso ou sujeito a um tratamento especial que lhe confere o aspecto de tecido.

Este material é bastante durável e não se rasga ao ser manuseado. E resistente à água, à umidade e a alguns ácidos e álcalis, podendo ser limpo quando necessário com uma escova macia e detergente.

Devido à sua estanqueidade deve ser aplicado com uma cola especial contendo fungicida, uma vez que a umidade que se forma entre o papel e a parede poder á provocar o aparecimento posterior de fungos.

Tecidos

Existem à venda juta crua ou tingida de várias cores, próprias para revestir paredes. O tecido pode ser forrado a espuma, papel ou borracha, o que facilita a sua aplicação.

A seda pode também ser utilizada para revestir paredes. Nesse caso, o tecido deve ser aplicado sobre um papei de forro ou ainda sobre painéis armados.

Feltros

Os feltros podem ser incluídos entre os tecidos. Proporcionam uma boa superfície de acabamento desde que se utilizem as colas apropriadas e sejam aplicados segundo as formas corretas de corte e de união. Constituem bons isolantes acústicos e térmicos.

Aglomerados de cortiça

São frequentemente utilizados para revestir paredes, visando obter um bom isolamento térmico c acústico. Encontram-se sob a forma de painéis com várias dimensões e espessuras.

Cálculo e compra do revestimento

Cálculo

Os papéis decorativos são vendidos, na sua maioria, em rolos de 10,5 m de comprimento e 0,53 m de largura. Alguns papéis podem apresentar uma ourela de cada lado.

O número de rolos será calculado para paredes até 3 m de altura.

Como cada rolo dá para três alturas de parede, contando com o acerto do desenho, você pode calcular a quantidade de rolos pelo seguinte processo:

Meça o perímetro da divisão (soma do comprimento das paredes) e divida o valor obtido por 1,5 m, que corresponde aproximadamente à soma das três larguras de papel. Arredonde o número obtido, se este tiver fração, para a unidade imediatamente superior. Logo:

Número de rolos = Perímetro da divisão/ 1,5

Por exemplo: uma divisão tem 2,80 m de altura e um perímetro de 10 m. Teremos:

Número de rolos = 10 / 1,5 = 6,6

Deve-se adquirir, portanto, 7 rolos.

Se as portas e janelas não ocuparem uma área bastante grande, não é necessário deduzir as suas medidas no perímetro. Compre, contudo, um rolo a mais se o desenho for muito grande.

Como comprar papel de parede ou outro tipo de revestimento

Como, por vezes, pode haver uma diferença de cor de rolo para rolo, procure adquiri-los da mesma série de fabricação.

Você pode também verificar a cor desenrolando os rolos e colocando-os lado a lado, sobrepostos mas não totalmente, de modo que fiquem visíveis pelo menos 10 cm da largura de cada um. Se, no entanto, for inevitável utilizar rolos cuja cor seja ligeiramente diferente, comece por aplicar os de cor mais escura, terminando com os mais claros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras