Como revestir com lambri

O revestimento com tábuas macho e fêmea (lambri) pode ser aplicado a qualquer tipo de parede. As tábuas, quando colocadas verticalmente, dão a sensação de maior altura ao cômodo; se, porém, forem aplicadas horizontalmente, o cômodo parecerá mais largo.

Aparafuse ou pregue na parede réguas de madeira (travessas) de 5 cm X 2,5 cm, de modo que estas fiquem na direção transversal à das tábuas. Estas travessas servirão de base para a fixação das tábuas.

Se o reboco estiver em boas condições e não for muito espesso, fixe as travessas com pregos próprios para alvenaria. Assegure-se de que as travessas ficam bem fixas à parede. Se o reboco for muito espesso ou estiver caindo, fixe as travessas com buchas e parafusos. Este processo dever á também ser usado quando a alvenaria for de concreto.

Preparando a parede para revesti-la com lambri
Preparando a parede para revesti-la com lambri

Deixe um intervalo de cerca de 40 cm entre cada travessa, pelo menos até a altura dos ombros. Acima deste nível é conveniente um intervalo de cerca do dobro.

Retire os alizares das portas e janelas e substitua-os por travessas. Remova o rodapé e fixe algumas travessas verticais; se as paredes forem úmidas, aplique um isolante de madeiras às travessas e intercale entre estas e a parede urna tira de plástico.

As superfícies frontais das travessas devem estar rigorosamente planas. Caso contrário, intercale tiras de compensado ou de aglomerado de madeira nos locais onde houver rebaixos

Uma tábua macho e fêmea normal de 10 cm reveste apenas 8,5 cm, depois de encaixada. Assim, por exemplo, para uma parede de 3,5 m de comprimento por 2,5 m de altura serão necessárias cerca de 43 tábuas, cada uma com um comprimento de 2,5 m.

Forma correta de fixar as tábuas de lambri
Forma correta de fixar as tábuas de lambri

Comece a fixar as tábuas a partir de um canto. Pregue a primeira tábua e, servindo-se de um nível ou de um fio–de-prumo, certifique-se de que esta se encontra perfeitamente vertical. Proceda em seguida à colocação da segunda tábua ajustando-a perfeitamente à primeira. Se for necessário, recorra a uma plaina, a fim de conseguir este perfeito ajustamento.

Ao encaixar as tábuas, deixe-as ligeiramente afastadas, já que é preciso ter em conta a dilatação e contração da madeira causadas pelas variações de temperatura e umidade do meio ambiente. Se utilizar, porém, madeira ainda não completamente seca — o que não é aconselhável —, deixe as tábuas o mais unidas possível, a fim de compensar a contração que ocorre no tempo inicial de secagem da madeira.

Para pregar as tábuas, fixe o prego através do macho da tábua. Se preferir, fixe os pregos diretamente nas tábuas e, em seguida, faça penetrar na madeira as cabeças destes, servindo-se de cera seca ou massa de vidraceiro.

Para facilitar a penetração das cabeças dos pregos, é de boa prática amassá-las (com uma martelada sobre superfície rígida) antes de pregar o prego.

Para fazer um teto de madeira a partir de telha-vã pregue as tábuas diretamente nas vigas, servindo-se de pregos de 40 mm de comprimento, Proceda de modo que as extremidades das tábuas assentem sobre as vigas, e não nos intervalos entre estas. As juntas das extremidades devem ficar alternadamente desencontradas, para que não assentem todas nas mesmas vigas, o que resultaria num efeito antiestético.

Normalmente aplicam-se frisos ou réguas especiais para cobrir a linha de união entre a parede e o teto. Aplique novos rodapés e alizares para o acabamento a nível do chão e em torno das portas e janelas.

Os interruptores e tomadas de embutir devem ser substituídos por unidades à vista, as quais serão fixadas à parede. Contorne-as com travessas e aplique as tábuas de modo que estas não impeçam o seu funcionamento. Tenha, porém, em atenção que os espelhos (chapas de revestimento e decoração) devem cobrir as uniões entre as tábuas e as unidades.

Antes de colocar as tábuas, passe a lixa. Este trabalho deve ser feito noutro cômodo, a fim de evitar que a poeira resultante se deposite nas tábuas e prejudique o acabamento final. Para conservação e embelezamento, aplique verniz fosco ou brilhante. A aplicação prévia de um selador à base de cola reduz o número de demãos de verniz necessárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras