Não existe construção sem instalação hidráulica. Nessa parte do site Fazer Fácil você vai aprender como fazer a instalação hidráulica de sua construção!
Lembre-se que a instalação hidráulica é uma das etapas da construção onde mais ocorrem erros por falta de planejamento na hora de construir. Por isso, para evitar erros que podem ser carros de consertar (ou até mesmo impossíveis) gaste um tempo planejando.
Repare que tudo começa pela caixa de água posicionada na laje ou no forro da construção.
Imaginando que você tenha construído uma laje, você deixou duas saídas de canos, que no futuro são ligados na caixa d’água. Um cano com 1 e 1/2 polegada para o vaso sanitário, e outro de 3/4″ para o restante da casa. Na figura 28, apresentamos um esquema de instalação hidráulica.
Quando você usa um vaso sanitário com caixa de descarga, pode levar a água até ela através da tubulação de 3/4″; porém, se pretende utilizar um vaso com válvula de pressão, o ideal é a colocação do tubo de l e 1/2″, o qual aparece pontilhado na figura acima. Se você tiver o tubo de 1 e 1/2″ e colocar um vaso com caixa de descarga, fará uma redução para 3/4″.
O tubo que atende todo o resto do sistema é de 3/4″. Antigamente, fazia-se a redução para 1/2″ um pouco antes das saídas, mas hoje isso é feito com o simples uso de uma luva no momento da instalação.
Embora o desenho não mostre, você usará um registro para cada tubo que sair da caixa d*água. Alguns construtores usam um cano de 3/4″ exclusivo para servir o chuveiro (também com registro).
As respectivas instalações dos aparelhos, torneiras e mesmo da caixa de água encontram-se definidas no tópico colocação de sanitários.
A tubulação principal será de 3/4″, havendo uma redução na luva para 1/2″ nos aparelhos:
- lavatórios (pia do banheiro);
- bidê
- tanque de lavar roupa;
- filtro;
- torneira do jardim.
Não haverá necessidade de redução para:
- banheira;
- pia de cozinha
Quanto ao chuveiro, dependerá do tipo a ser usado. Alguns não exigem redução e fornecem água farta mas sem pressão; outros , para fornecer água com pressão (tipo ducha), precisam de redução. Informe-se quanto ao tipo de chuveiro na hora da compra para saber a forma correta de instalação.
Caso pretenda colocar aquecedor, pode manter o mesmo tubo de 3/4″ sem redução.
A instalação hidráulica não requer maiores habilidades, mas é necessário agir com atenção. A partir do cano de 3/4″, deixado na laje, você vai puxar os demais canos, colocando curvas se necessário. Os canos seguirão dentro da parede, em um canal previamente aberto; ao rosquear os canos, use a fita apropriada (tipo teflon), para evitar vazamento futuros. Na ausência da fita, pode-se utilizar vedajunta, mas o trabalho deve ser cuidadoso.
O cuidado que você tiver agora, quando da colocação dos canos, pode lhe poupar inúmeros aborrecimentos futuros. Não seja apressado e verifique bem as conexões; se tiver dúvidas, se houver a menor possibilidade de vazamentos, é melhor refazer a etapa do que ser forcado a quebrar a parede depois de pintada…
Seguindo a planta e estas instruções, você fará a instalação com facilidade. O dado importante é saber antecipadamente onde as saídas serão instaladas. Em relação á altura, obedeça ao seguinte:
- Vaso sanitário 30 cm;
- Banheira 50 cm;
- Lavatório 60 cm;
- Bidê 15 cm;
- Chuveiro 210 a 239 cm;
- Pia de cozinha 120 cm;
- Descarga comum 120 cm
- Descarga tipo montana 140 cm;
- Descarga tipo primor 130 cm;
- Tanque de lavar roupa 120 cm;
- Filtro 75 cm;
- Registro banheira 75 cm;
- Registro chuveiro 130 cm
As alturas acima são a partir do piso (considerado pronto). Desta forma ao fazer a instalação antes do acabamento do piso, de uma diferença de pelo menos 5 cms (a mais) nas alturas discriminadas na tabela. Repetimos a necessidade de um cuidado especial com as conexões, para evitar infiltrações nas paredes.