O nível do eletrólito (fluído da bateria) deve ser inspecionado periodicamente.
Apenas para as baterias seladas que não precisam de manutenção não é necessário inspecionar o nível do fluído.
Verifique se há quebra na carcaça da bateria. Se os eletrodos da bateria apresentarem o acúmulo de uma substância branca (sulfatação) ou o acúmulo de depósitos na base da bateria, ela deve ser substituída.
Verifique se o nível do eletrólito de cada célula está entre as linhas de nível superior e nível inferior inscrito na carcaça da bateria. Se o nível do eletrólito estiver perto da linha de nível inferior, remova a bateria, retire as tampas de reabastecimento e adicione água destilada até atingir a marca de nível superior.
Cuidado: Não deixe o fluido da bateria (ácido sulfúrico) atingir os olhos, a pele e as roupas. Em caso de contato, lave imediatamente a região atingida com grande quantidade de água. Se o fluído da bateria entrar nos olhos, lave com água e procure assistência médica imediatamente.
Atenção:
- Adicione somente água destilada. Água corrente contém minerais que reduzem a vida útil da bateria.
- Abastecer a bateria acima da marca de nível superior pode espirrar durante a rodagem e provocar corrosão nas peças da motocicleta.
Terminais da bateria
Certifique-se de que as conexões dos terminais da bateria não estão soltas. Se apresentar sinais de corrosão, remova a bateria e lave os terminais com água quente e utilize uma escova de aço para remover as ferrugens completamente.
Conecte os fios aos terminais da bateria e aplique uma leve camada de graxa aos terminais da bateria.